Dia Nacional da Bossa Nova: saiba como surgiu o gênero musical

Hoje é o Dia Nacional da Bossa Nova! Há 53 anos, o baiano João Gilberto gravava a canção “Chega de Saudade”, de Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes. Quatro anos mais tarde, a mistura de samba com influências do jazz americano chegava a mais importante casa de espetáculos do mundo, o Carnegie Hall, em Nova York. Era a Bossa Nova garantindo seu lugar na história da música.

Para homenagear um dos movimentos culturais mais importantes da história do país, o Congresso aprovou em março de 2009 projeto  instituindo o Dia Nacional da Bossa Nova, a ser celebrado no dia 25 de janeiro. A data coincide com o aniversário de um de seus principais expoentes, o maestro Tom Jobim.

Surgida nos bares e apartamentos de Copacabana, a Bossa Nova garantiu à música popular brasileira projeção internacional. Um de seus maiores clássicos, Garota de Ipanema, de Tom e Vinicius, é até hoje uma das canções mais executadas e regravadas em todo o mundo. Além de Tom, Vinicius e João Gilberto, foi marcante no movimento a participação de Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Roberto Menescal, Marcos Valle, Dori Caymmi, Edu Lobo, Francis Hime, Carlos Lyra, Nara Leão, Baden Powel, entre outros.

Para falar mais sobre o tema e cantar alguns dos maiores sucessos brasileiros, o músico poços-caldense Ricardo Guerra e amante da bossa nova é o convidado de hoje do programa Onda Mais, pela rádio Onda Poços. A partir das 13h ele entra ao estúdio e participa de um bate-papo com Francis Alves, Alice Dionisio e Vivian Klock.

Fonte: Onda Poços

O post Dia Nacional da Bossa Nova: saiba como surgiu o gênero musical apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar