DIABETES: Pesquisador brasileiro identifica substância produzida pelo organismo que pode tratar a doença

Excelente notícia para os portadores de diabetes; o pesquisador brasileiro Luiz Osório Leiria, identificou uma substância produzida pelo organismo que ajuda a controlar os níveis de glicose e pode ser uma alternativa para o combate ao diabetes. A descoberta foi feita durante uma pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

A substância, chamada lipídio 12-HEPE, é um tipo de gordura produzida e liberada pelo tecido adiposo marrom. Na pesquisa, descobriu-se que camundongos obesos tratados com esse lipídio apresentaram maior eficiência na redução dos níveis de glicose no sangue do que aqueles animais que não tinham recebido o tratamento com o lipídio.

“Nós descobrimos que ele é especializado em promover a captação de glicose tanto para dentro do tecido adiposo marrom, para que ele mesmo utilize a glicose para queimar a energia, como também promovendo a captação de glicose até para o músculo, o que ajuda a fazer a depuração dessa glicose do sangue. Então, esses mecanismos de captação de glicose estão prejudicados no diabetes. O que esse lipídio faz? Auxilia neste processo, diminuindo, então, mais rapidamente os níveis de glicose no sangue”, relata o pesquisador.

Pessoas que convivem com o diabetes relatam viverem uma vida normal, desde que incluam atividades físicas no dia a dia, que nem sempre precisa ser uma academia, mas fazer caminhadas, usar as tarefas do dia como auxiliar nestes exercícios, além de ter uma alimentação equilibrada.

O pesquisador Luiz Osório Leiria ressalta que nos testes clínicos feitos com pacientes humanos, ao coletar amostras de sangue de pessoas magras e saudáveis e em pacientes com sobrepeso e obesos, verificou-se que a quantidade de 12-HEPE do primeiro grupo foi maior que no sangue dos pacientes com sobrepeso e obesos.

Na prática, isso quer dizer que a pesquisa sugere a possibilidade de que a redução dos níveis desses lipídios na corrente sanguínea de pessoas obesas contribua, de alguma forma, para o aumento da glicose no sangue desses pacientes. A substância ainda não foi testada como tratamento em humanos, mas Leiria afirma que pretende fazer os testes em breve.

Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes indicam que existem atualmente no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

Foto: minhavida.com.br
Via: AgênciadoRádioMais/Cintia Moreirahttp://DIABETES: Pesquisador brasileiro identifica substância produzida pelo organismo que pode tratar a doença

 

O post DIABETES: Pesquisador brasileiro identifica substância produzida pelo organismo que pode tratar a doença apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar