Frutas nativas são estudados por pesquisadores em Alfenas e Lavras

As universidades federais localizado em Lavras e Alfenas, no Sul de Minas, vem desenvolvendo estudos baseados em frutas nativas da região.

As frutas que estão sendo pesquisadas são a araçá, buriti, cajá, cagaita, gabiroba, mangaba, marolo e pequi. O objetivo, é provar o valor nutricional e desenvolver alimentos funcionais.

Os pesquisadores da Ufla, em Lavras, estão desenvolvendo projetos em alimentos que são poucos conhecido pelas pessoas, como estudos baseados em frutas mistas do cerrado, a primeira etapa foram trabalhada as frutas araçá, buriti, cajá, cagaita, mangaba e marolo.

Na cidade de Alfenas, os estudos foram direcionado ao marolo. De acordo com o professor de Tecnologia de Alimentos da Unifal, Bruno Martins Dala Paula, a fruta tem efeitos funcionais e contribui para a longevidade do ser humano, por causa de uma substância chamada “espermidina”.

A historiadora Gilmara Aparecida de Carvalho, desde do 2010, vem trabalhando com as universidades da região. Além de trazer qualidade a saúde, o intuito do projeto é valorizar as frutas do bioma cerrado, segundo Gilmara.

O post Frutas nativas são estudados por pesquisadores em Alfenas e Lavras apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar