FURNAS apresenta Plano de Ação Emergencial a agentes públicos de municípios vizinhos à UHE de Furnas

Especialistas de FURNAS receberam nesta quinta-feira, 28, na Usina de Furnas, agentes públicos de municípios localizados a jusante da barragem do empreendimento.

O objetivo foi apresentar o Plano de Ação Emergencial (PAE), que é parte integrante do Plano de Segurança de Barragens, elaborado pela Companhia, para a UHE Furnas e o Dique Piumhi.

Os especialistas de FURNAS mostraram as características técnicas e operacionais da usina e da barragem auxiliar de Piumhi. Onde explicaram as diferenças entre o projeto de uma barragem de rejeitos de minério e de uma usina hidrelétrica. Eles apresentaram o estudo de dambreak (ruptura) e tiraram dúvidas para nortear as prefeituras e defesas civis para que as mesmas também estejam cientes de suas responsabilidades junto à população.

Todos os Planos de Segurança de Barragens de todas as usinas do Sistema FURNAS já foram entregues aos órgãos municipais e estaduais dentro dos prazos previstos na lei.

Essas informações vão subsidiar as ações tomadas pelos órgãos municipais e estaduais legalmente constituídos, como as Prefeituras, Polícias, Bombeiros e Defesa Civil. São esses órgãos que vão criar um Plano de Contingência para cada região e situação. Devem ser determinadas pelas Defesas Civis as rotas de fuga, pontos de encontro, sistemas de alerta, entre outros.

Avaliamos o comportamento hidráulico dos empreendimentos e gostaríamos de tranquilizar a todos, informando que nossas barragens são muito seguras. E como vocês são representantes legais do povo, precisamos deste apoio para que levem o esclarecimento à população de seus municípios“, esclareceu o gerente de operação da Usina de Furnas, Allylson Thales Teixeira, aos presentes.

Projetos de barragens de hidrelétricas são concebidos a partir de estudos criteriosos, passam por inspeções de campo periódicas e contam com ferramentas próprias de auscultação durante todo período de operação. O que permite monitorar o comportamento das estruturas dentro dos níveis de segurança definidos.

Além do convite presencial aos representantes, uma cópia impressa do PAE também foi enviada às respectivas prefeituras/Defesas Civis, para que as mesmas elaborem seus Planos de Contingência. Dos onze municípios listados (Capitólio já havia participado da atividade na primeira quinzena de março), estiveram presentes apenas membros das prefeituras de Piumhi, Ibiraci e Defesa Civil de Delfinópolis.

Foto Reprodução

Sobre Furnas

Uma das mais importantes empresas do setor de energia no mercado nacional e internacional, Furnas atua na geração, transmissão e comercialização de energia elétrica, com ativos localizados especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, responsáveis por cerca de 80% do PIB brasileiro.

Com 61 anos de trajetória marcada pelo pioneirismo e expertise no setor elétrico brasileiro, a empresa utiliza a força da água para gerar 95% de sua energia, garantindo o fornecimento ao Sistema Interligado Nacional.

Furnas está presente em 15 estados e no Distrito Federal e possui um parque gerador com 21 usinas hidrelétricas, três parques eólicos e duas termelétricas. Considerado a espinha dorsal da transmissão de energia elétrica no Brasil, o sistema de transmissão da companhia abrange 82 subestações e aproximadamente 30 mil quilômetros de linhas.

Nos últimos anos, Furnas colocou em operação obras importantes, como o 1º Bipolo do Linhão de Belo Monte, a UHE São Manoel e a UHE Santo Antonio, que juntas acrescentaram o total de 4.300 MW de capacidade instalada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), energia para mais de 20 milhões de habitantes.

 

O post FURNAS apresenta Plano de Ação Emergencial a agentes públicos de municípios vizinhos à UHE de Furnas apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: