Inovação nos pequenos negócios é a chave para o Brasil superar a crise

Com participação da jornalista Maria Prata, live de abertura do Mês da Inovação debateu os eixos e oportunidades para a retomada da economia

O Sebrae realizou, nesta quinta-feira (1), a abertura da programação especial do Mês da Inovação. Uma live com as participações do presidente do Sebrae, Carlos Melles; do diretor técnico, Bruno Quick e da jornalista Maria Prata, tratou sobre a importância da inovação para o mundo dos negócios. Contudo, especialmente para as micro e pequenas empresas.

Ao longo de todo o mês, o Sebrae preparou uma intensa programação, que terá como ponto alto a realização do Case & Startup Summit 2020.

Em sua apresentação, Carlos Melles destacou a importância das parcerias firmadas com instituições que estarão junto ao Sebrae nas ações que serão realizadas em outubro. Em especial, ele ressaltou o apoio do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes; da Associação Brasileira de Startups e do Facebook.

Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae, analisou como a pandemia acelerou os processos que já vinham sendo percebidos na economia e tornou a inovação algo imprescindível e urgente às empresas. “Nesse contexto, o Sebrae tem trabalhado para unir os ecossistemas de inovação e aproximá-los da realidade das micro e pequenas empresas. Acreditamos que levar a inovação aos pequenos negócios é a chave que vai fazer com que o Brasil supere essa crise”, comentou.

A jornalista Maria Prata abordou explorou em sua apresentação o conceito de inovação, e destacou que os empreendedores mais bem sucedidos são aqueles que sabem explorar os momentos de mudança como oportunidades para produtos e serviços inovadores.

Os empreendedores mudam ou transformam valores”, comentou. Segundo ela, o inovador precisa desenvolver habilidades e conhecimentos, como: curiosidade; resiliência; capacidade de colaborar, observar e se comunicar. É fundamental, ainda segundo Maria Prata, desenvolver ferramentas críticas, conceituais, criativas, reflexivas e visionárias. “Inovação é algo que precisa ser desenvolvido e exige investimento. Não é um dom”, destacou.

Maria Prata apresentou ao público cases de sucesso de empresas que conseguiram se destacar no uso das redes sociais, na área da biomimética e no universo do foodtech, apontados como os segmentos de destaque na economia para os próximos anos. A jornalista encerrou sua apresentação alertando os empreendedores para a importância da inclusão como elemento fundamental para o sucesso dos negócios. “O empresário precisa considerar a diversidade entre a sua equipe. Não por uma questão de modismo, mas porque está comprovado que as empresas que inovam têm resultado. Elas são seis vezes mais inovadoras e ágeis, têm oito vezes mais chances de atingirem melhores resultados financeiros e três vezes mais chances de alcançarem alta performance”, comentou Maria Prata.

O post Inovação nos pequenos negócios é a chave para o Brasil superar a crise apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar