Inquérito epidemiológico em Alpinópolis aponta 20% de aumento nos casos de Covid-19

Foi realizado no Município de Alpinópolis um inquérito epidemiológico, em parceria com a Associação dos Município da Microrregião do Médio Rio Grande – Ameg, onde foram testados por amostragem 30 pessoas, dessas, 06 testaram positivo e as outras 24 negativo.

Nesse inquérito usava-se o teste rápido, sendo que quando o paciente testava positivo, era feito mais dois testes rápidos de marcas diferentes como contra prova.

O teste rápido mede os anticorpos totais no corpo da pessoa. O corpo em contato com o covid-19 produzirá anticorpos, pois nosso sistema imunológico tende a combater o vírus, assim toda vez que entra um “invasor” nosso corpo tende a criar anticorpos, sendo nossa célula de defesa.
Assim quando eu crio anticorpos entende que meu corpo combateu esse vírus.

Tendo anticorpos é porque eu tive a doença, por isso que o teste deve ser feito após o 8º dia para dar tempo de criar esses anticorpos. O resultado dependerá muito da quantidade de anticorpos, sendo que as divergências que o teste apresentou, é relativo a sensibilidade de cada tipo de teste, são diferentes tipos, porém seguindo protocolo da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais vale o primeiro teste positivo realizado.

O Município de Alpinópolis, já tem contrato com dois laboratórios para fazer exames de sorologia, que testa as pessoas que tiveram contato com o covid19 e assintomáticos.

O exame Sorologia Anticorpos Totais é uma solução mais acessível e com grau de confiabilidade maior que 99%, o que é superior aos demais teste sorológicos do mercado. O teste é realizado em amostras de sangue e é utilizado para saber se a pessoa já teve contato com o coronavírus. A metodologia utilizada é uma nova tendência mundial para testes de Covid-19. Com ela, é possível identificar os anticorpos específicos para SARS-CoV-2 (IgA, IgM e IgG) por meio de uma única reação, que oferece resultado sem disponibilizar informações separadas sobre cada tipo de anticorpo.
A coleta do exame é indicada a partir de 14 dias após o início dos sintomas ou suspeita de exposição ao vírus.

Os testes sorológicos são encaminhados para o laboratório Hermes Pardini, colaborando para o diagnóstico de pessoas assintomáticas. O teste rápido é indicado para pacientes sintomático, após o 8º dia de sintoma, e aqui no município de Alpinópolis, por meio de protocolo definido pelos profissionais de saúde, o teste rápido é feito no 10º dia de sintoma.

Os testes rápidos são, fornecidos pelos governos federal e estadual.
Confira o resultado.

O post Inquérito Epidemiológico em Alpinópolis aponta 20% de aumento nos casos de covid-19 apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar