Leitos de UTI são insuficientes para atender possível epidemia em regiões no sul minas

Em todo o país, a dificuldade de enfrentar uma possível epidemia de coronavírus seria a quantidade de leitos que existe nos hospitais, segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SIB).

A Organização Mundial da Saúde, recomenda o mínimo de  uma Unidade de Terapia Intensiva para cada 10 mil habitantes em município, mais de 90% das cidades da região não possuem ao menos uma unidade hospitalar.

A Santa Casa de Misericórdia da cidade de Piumhi existem dez leitos, todos para adultos. Do total de unidades disponíveis, um leito foi reservado para isolamento.

Passos consta com seis leitos de UTI no Hospital São José e 31 na Santa Casa de Misericórdia, nesta segunda unidade, pode contar também com 24 leitos pediátricos e 10 unidades de terapia semi-intensiva cardiológica.

Em Carmo do Rio Claro, o Hospital São Vicente de Paulo não tem leitos de UTI, se acaso algum paciente for constato com Covid-19,  será encaminhado para o Hospital Santa Casa de Misericórdia, na cidade de Passos ou no Hospital Samuel Libânio em Pouso Alegre, que são hospitais de referências, segundo Elias César Leandro, Diretor do Departamento de Saúde da cidade.

De acordo com Elias, o hospital de Carmo do Rio Claro tem os aparelhos necessários para os primeiros socorros, até o encaminhamento do paciente para os hospitais de Passos e Pouso Alegre.

O post Leitos de UTI são insuficientes para atender possível epidemia em regiões no sul minas apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar