MACHADO | Prefeitura quer tornar pastel de fubá patrimônio cultural imaterial

A Prefeitura de Machado deu início no processo para registrar o ‘pastel de fubá’ como patrimônio cultural imaterial do município. A proposta, segundo a prefeitura, pautou-se nas bases da política de preservação e valorização dos bens culturais do município.

O pastel de fubá de Machado é uma tradição familiar iniciada por pessoas escravizadas que produziam o fubá como alimento na região. Posteriormente, a massa de fubá de milho foi aprimorada pelas famílias italianas e portuguesas residentes no município.

Segundo a prefeitura, o pastel de fubá de Machado é único em seu modo de fazer e está sempre presente na mesa do machadense, nas festas de São Benedito e facilmente encontrado em feiras, mercados e lanchonetes.

Ainda de acordo com a prefeitura, tornar o pastel patrimônio cultural possibilita que o município promova concursos e valorize a história gastronômica da cidade.

“Machado é uma cidade de muitas tradições e uma delas é o nosso pastel de fubá, que é reconhecido em toda nossa cidade. Nós estamos registrando ele como patrimônio cultural imaterial do município por meio da secretaria de cultura”, afirmou o prefeito Maycon Willian da Silva.

A prefeitura também informou que lançará um cadastro online para produtores artesanais e comerciantes visando criar um banco de dados municipal para construção de políticas públicas em torno do pastel de fubá de Machado.

FONTE: G1 Sul de Minas

O post MACHADO | Prefeitura quer tornar pastel de fubá patrimônio cultural imaterial apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: