Mãe e filha produzem máscara caseira com adaptação às pessoas surdas em Poços

Mãe e filha de Poços de Caldas (MG) produziram uma máscara caseira com adaptação às pessoas surdas. O diferencial do principal equipamento de proteção neste período de pandemia do coronavírus é uma tela transparente na área da boca, o que permite a leitura labial.

O produto surgiu após a psicóloga Cristiane de Figueiredo Santos, que é surda oralizada – pessoas que possuem surdez total, mas falam, ir até a padaria e não conseguiu entender o valor da sua compra por conta da máscara que a atendente usava.

Com isso, a mãe dela, Tânia Maria Carvalho de Figueiredo Santos, decidiu reformular uma ideia semelhante que viu de uma mulher nos Estados Unidos e fez a máscara adaptada com o que tinha disponível em casa.

“Ela só soube do valor da compra dela quando conferiu o troco, e eu fiquei pensando que isso não estava certo, tinha que ter uma solução. Eu peguei máscaras cirúrgicas que estavam guardadas, para deixá-las mais resistentes forrei com um pano reutilizável ‘duramax’ de cozinha e na parte transparente usei um plástico de toalha de mesa”, explicou Tânia.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, mais de 10 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva. O número corresponde a 5% da população, mesmo assim a maior parte dos brasileiros não sabe se comunicar pela Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Por isso, muitos surdos recorrem a leitura labial.

Cristiane considera que há muito o que ser feito ainda. “Falta muita consciência, muita informação e recursos, é uma batalha diária. São detalhes que fazem muita falta, por exemplo ir na padaria, muitos não vão porque não conseguem se comunicar e às vezes falta empatia das pessoas, então causa constrangimento.”

Os materiais adaptados às necessidades de pessoas com alguma deficiência são importantes porque proporcionam autonomia e acessibilidade. Muitas vezes, com ações aparentemente simples, é possível facilitar e modificar a vida das pessoas.

Fonte: G1 Sul de Minas

O post Mãe e filha produzem máscara caseira com adaptação às pessoas surdas em Poços apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar