Mais 26 casos são confirmados e Sul de Minas passa de 400 contaminações por Covid-19

O Sul de Minas atingiu 401 casos positivos do novo coronavírus, de acordo com boletim oficial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgado neste domingo (10). Foram incluídas 26 contaminações no novo balanço e, com isso, a região contabiliza 382 infecções e 19 mortes por Covid-19.

O número de casos dobrou no Sul de Minas em menos de duas semanas. No dia 29 de abril, a região contabilizava 209 contaminações (entre mortes e infecções). Há menos de sete dias, o número chegava às 300 infecções.

Entraram no novo balando da SES-MG deste domingo casos positivos em Botelhos (1), Caldas (1), Cambuí (2), Elói Mendes (2), Estiva (1), Extrema (2), Lavras (2), Passos (2), Pouso Alegre (3), Três Pontas (1), Varginha (7) e os primeiros casos em Congonhal (1) e São João da Mata (1).

Com as novas confirmações, pelos números da SES-MG, Pouso Alegre segue na liderança com o maior número de casos da região: 56, com três mortes. Em seguida aparece Extrema, com 46 confirmações, sendo três mortes. Com os novos sete casos, Varginha subiu para a terceira posição com 32 casos, sendo uma morte. Poços de Caldas agora é a 4ª colocada com 27 casos confirmados, sendo três mortes.

Ao todo, Minas Gerais tem 3.237 casos confirmados de coronavírus, sendo 119 mortes por Covid-19. A Secretaria de Estado não divulga estatística de pessoas curadas da doença.

Divergência de números
Os número de casos suspeitos e confirmados divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras.

Sobre isso, a secretaria informou que assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer, tanto em relação a casos suspeitos quanto a casos confirmados.

 

Fonte: G1

O post Mais 26 casos são confirmados e Sul de Minas passa de 400 contaminações por Covid-19 apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: