Mais 36 leitos de UTI são liberados para a região

O governador Romeu Zema anunciou, nesta quarta-feira, 27, a liberação de mais 216 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o enfrentamento à pandemia do coronavírus em diversas regiões no estado. A Superintendência Regional de Saúde é composta por 4 microrregiões de saúde. A microrregião de Passos deve receber a habilitação para 26 leitos que serão disponibilizados na Santa Casa de Misericórdia de Passos e outros 10 leitos para a Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, e deverão atender todos os municípios que compões as respectivas microrregiões.

De acordo com a Superintendente Regional, Kátia Rita Gonçalves, em entrevista exclusiva à Folha, no início da noite desta quarta-feira, os 36 leitos são referendados da seguinte maneira.

“A Santa Casa de Passos vai ficar no total com 52 leitos, ela já tem 26 montados e disponibilizados para a Covid-19 e agora, com o pedido de Romeu Zema, junto ao Ministério da Saúde, nos próximos dias deverão ser habilitados e liberados os outros 26 leitos. Para São Sebastião do Paraíso serão habilitados outros 10 leitos”, afirmou Kátia.

Ainda de acordo com informações da superintendente, para o caso dos municípios que compõem a área de abrangência da Regional de Saúde Passos, a situação se enquadra no Plano de Contingência para o Enfrentamento do Estado contra o coronavírus.

Desde o início da crise da Covid-19, o Governo de Minas conseguiu ampliar em 30% a capacidade de atendimento intensivo. Agora, Minas conta com 2.885 leitos de UTI na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

O anúncio do novo incremento segue a linha de esforço e investimentos do governo e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) em estruturar a rede pública de saúde, com a reativação de leitos ociosos, equipagem e o trabalho, junto ao Ministério da Saúde, para credenciar as unidades hospitalares e leitos intensivos do interior junto ao SUS.

Zema destacou o empenho do governo na prevenção e combate ao coronavírus, ampliando a capacidade de atendimento hospitalar em Minas.

“Estamos completando 2.885 leitos em todo o estado, este colchão de segurança é importantíssimo. Todo o cuidado é pouco. A nossa batalha com o vírus está apenas começando, não é o momento de relaxar, mas de tomarmos todos os cuidados, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização. É hora de continuarmos o trabalho que nós temos conduzindo tão bem”, reforçou o governador.

Além de Passos e Paraíso, os novos leitos contemplam os municípios de Belo Horizonte, Caratinga, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Leopoldina, Monte Carmelo, Patrocínio, São João del-Rei, Teófilo Otoni e Uberlândia.Desde abril, foram liberados 872 leitos de UTI no estado. Em fevereiro, Minas Gerias contava com 2.013 leitos de terapia intensiva no SUSFácilMG, programa estadual para regulação das unidades de tratamento.
Números

Segundo o último Informe Epidemiológico Coronavírus, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quarta-feira (27/5), mais da metade dos municípios mineiros ainda não confirmou nenhum caso ou óbito da Covid-19. Das 853 cidades, 408 tem registros da doença, o que representa 47,8%.

 

Fonte: Folha da Manhã

O post Mais 36 leitos de UTI são liberados para a região apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar