Marinha do Brasil interdita serviços de Balsas da Araúna e Barreirinho em Guapé

Na tarde desta sexta-feira (26), em vistoria de manutenção realizada pela Marinha do Brasil no Estado de Minas Gerais, as Balsas do Barreirinho X Guapé e da Araúna X Guapé foram lacradas e interditada para prestação de serviços de travessia.

De acordo com a prefeitura municipal de Guapé (MG), a interdição será retirada somente após a regularização da manutenção, que deverá ser realizada pela empresa Furnas Centrais Elétricas, conforme laudo emitido pela Marinha.

O município esclarece, que desde 2005 o prefeito municipal à época Nelson Lara, insiste junto a Furnas Centrais Elétricas para resolver a situação das embarcações, que desde então se encontram em estado precário, sucateadas, tendo em vista seu ano de fabricação 1960.

“Em 2007, ao assumir o 3⁰ mandato, em conjunto com os demais prefeitos do Lago de Furnas que dependem de Balsas, levaram os fatos ao Ministério Público Federal o qual se ingressou com as medidas cabíveis contra a Empresa Furnas Centrais Elétricas, visando solucionar estes problemas. No entanto, o Ministério Público Federal remeteu os autos ao Ministério Público Estadual de cada município, para que cada Comarca tomasse as providências a partir de então. Até o presente momento infelizmente não obtivemos êxito”. Afirmou o prefeito Nelson Lara.

De acordo com o Secretário de Infraestrutura de Guapé Antônio Simoned, a responsabilidade pela manutenção das Balsas e da empresa Furnas Centrais Elétricas, que já foi inúmeras vezes cobradas para realizar os reparos nas duas embarcações que servem ao município.

Para o prefeito Nelson Lara, a Marinha do Brasil está de parabéns.

“Há muito tempo “é esperada a interdição destas embarcações que estão aí há 60 anos operando em condições precaríssimas, colocando em risco a vida do nosso povo” e a administração pública tem empenhado todo esforço e adotado todas as ações e medidas junto a Furnas Centrais Elétricas, que não nos tem atendido”. Disse o executivo.

Indignado com o descaso da empresa, que insiste em manter embarcações precárias para atender o município, o prefeito solicita novamente a participação do Ministério Público e dos deputados que representam nossa cidade, para uma atuação conjunta e determinada na busca da solução para este problema, que tanto afeta a população que utiliza desse serviço em nossa cidade.

A redação entrou em contato com a Marinha do Brasil e a Empresa Furnas Centrais Elétricas, até o fechamento da matéria não responderam.

 

Fonte: Jornal Folha Regional

O post Marinha do Brasil interdita serviços de Balsas da Araúna e Barreirinho em Guapé apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar