Mesmo com pandemia, cafeicultura gera emprego e renda

A crise desencadeada pela pandemia da covid-19 motivou a demissão de milhares de trabalhadores de setores como o comércio, a indústria e os serviços. No agronegócio mineiro, o movimento é inverso. A colheita do café, iniciada nas últimas semanas, emprega milhares de pessoas. E, neste ano, terá importância socioeconômica ainda maior para o país.

“Além de absorver mão de obra e gerar renda direta e indiretamente, a atividade aquece também outros setores da economia nos municípios produtores. Em Minas, maior produtor de café do Brasil, mais de 600 dos 853 municípios têm a cafeicultura como principal atividade econômica”, lembra o vice-presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e presidente das comissões Estadual e Nacional de Cafeicultura, Breno Mesquita.

O Estado responde por metade da produção brasileira, e cerca de 20% do total mundial. A cadeia produtiva do café em Minas gera milhões de empregos, desde a produção de insumos até o preparo para consumo. As lavouras de café contribuem com geração de divisas, renda e qualidade de vida para as pessoas envolvidas.

A absorção de milhares de trabalhadores para atuar na colheita do café representou um desafio especial para as propriedades neste ano. Por causa da pandemia do coronavírus, vários procedimentos de higiene e distanciamento tiveram que ser adotados para a segurança de todos.

O Sistema Faemg deu início às orientações semanas antes do começo da colheita no estado. A entidade produziu manual de orientações e realizou diversas transmissões ao vivo (lives) pelo Instagram, com tira-dúvidas, e videoconferências de instrução para os sindicatos de produtores rurais (que atuam como multiplicadores nos municípios) e para os técnicos que atendem aos produtores.

Além disso, através do Senar Minas, estão sendo distribuídas máscaras de tecido aos produtores e seus funcionários em todo o Estado. Em maio, 20 mil máscaras serão distribuídas. Para junho, estão previstas outras 30 mil.

 

Fonte: Folha da Manhã

O post Mesmo com pandemia, cafeicultura gera emprego e renda apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar