Minas anuncia a chegada de 133 mil medicamentos para intubação

O Governo de Minas anunciou, neste sábado (17), a chegada de uma remessa de medicamentos do chamado “kit intubação”, que serão destinados a 25 hospitais do Estado que estão com estoque “crítico” dos remédios, necessários para manter pacientes intubados em leitos de terapia intensiva.

De acordo com a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) os hospitais contemplados com essa remessa de 133 mil ampolas de medicamentos só têm estoque para, no máximo, mais três dias e estão em nível considerado “crítico”.

Conforme o anúncio do Governo de Minas, dentre as 133.215 unidades de medicamentos estão midazolam, propofol e besilato de cisatracúrio – itens essenciais à sedação dos pacientes – e foram enviados pelo Ministério da Saúde e pelo próprio governo estadual, por meio de compra direta.

Estoque

Ainda de acordo com a SES-MG, o estoque dos “kits intubação” encontram-se em “nível não recomendável para o enfrentamento da pandemia”, mesmo com a chegada destes insumos.

“As unidades hospitalares, que antes trabalhavam com estoque de 60 dias ou mais, enfrentam dificuldades no abastecimento”, afirma a pasta.

Recentemente, o governador Romeu Zema (Novo) criticou uma medida do Ministério da Saúde, que fez uma requisição administrativa para compra dos estoques produzidos pela indústria farmacêutica. Segundo Zema, a medida dificulta a compra direta pelos hospitais no mercado.

A SES-MG requisitou aos hospitais públicos e privados que informem, semanalmente, os estoques de insumos para criar uma Rede Solidária. Com isso, a pasta faz o remanejamento dos estoques para atender hospitais em nível mais crítico.

Confira a relação de medicamentos que chegam a Minas hoje:

Midazolam – 70.650 unidades
Propofol – 19.865 unidades
Besilato de cisatracúrio – 17.700 unidades
Midazolam – 25.000 unidades (compra pelo Estado)

Total: 133.215 unidades

 

Fonte: R7

O post Minas anuncia a chegada de 133 mil medicamentos para intubação apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar