Municípios da região terão inquérito epidemiológico

Os 27 municípios que compõem a microrregião ligada à Superintendência Regional de Saúde (SRS) realizarão um inquérito epidemiológico como parte da estratégia de monitoramento da covid-19 em parte do Sudoeste de Minas.

A iniciativa, que contará com a aplicação de formulário de pesquisa e realização de testes rápidos para identificação de pessoas com anticorpos do novo coronavírus, é o resultado de uma parceria entre a Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande), da ONG Enveritas, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), SRS, Unimed Sudoeste de Minas, ViaVerde Consultoria Agropecuária e Brazilian Specialty Coffeee Association.

Os municípios que serão beneficiados são Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Monte Santo de Minas, Nova Resende, Passos, Pimenta, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita.

Conforme os responsáveis pelo inquérito, que realizam um treinamento de profissionais de saúde na sede da Ameg nesta terça e quarta-feira, 14 e 15, o objetivo da pesquisa é fornecer dados em tempo real sobre a prevalência de infectados pelo novo coronavírus no mês de julho de 2020 na microrregião.

O trabalho será realizado por amostragem e o objetivo é selecionar uma quantidade representativa de domicílios da área dos municípios selecionados. Conforme os coordenadores do trabalho, não há uma lista prévia confiável e atualizada de pessoas para a amostragem, por isso deverá ser realizada uma amostragem randomizada e geográfica.

Profissionais municipais de saúde oficialmente identificados e treinados serão os responsáveis pela coleta de dados e realização de testes.

Fonte: Folha da Manhã

O post Municípios da região terão inquérito epidemiológico apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar