Número de estelionatos aumentam durante a pandemia em Poços de Caldas

A Polícia Militar de Poços de Caldas registrou um aumento de 95% no número de estelionatos desde o início da pandemia, muitos deles pela internet. De janeiro a agosto desse ano foram 266 casos de estelionato. No mesmo período do ano passado, foram 136 ocorrências desse tipo.

Para a Polícia Militar, este aumento, principalmente o de golpes virtuais, também pode ser considerado um reflexo da pandemia.

“Nesse período de pandemia é que as pessoas passam a lidar mais com a internet. Às vezes deixam de ter o contato físico com uma empresa ou uma prestadora de serviço e começa a se fazer direto pelo meio da internet. Nesses casos, se você não tiver conhecimento e preocupar-se com aquele resultado, investigar um pouco sobre a situação da pessoa prestadora de serviço, infelizmente pode acontecer de ocorrer um crime de estelionato”, destaca o tenente Harisson Douglas da Silva.

João Benedito dos Santos Júnior, que é professor de ciência da computação da PUC Minas, alerta que é preciso sempre desconfiar para evitar ser vítima destes golpes.

“Recebi um link, posiciona o mouse sobre o link e você vai observar na parte inferior da tela, vai aparecer para onde o link está te levando. Então, se a propaganda é de uma empresa X e o link está me levando para uma empresa Y, a chance de isso ser um golpe é muito grande. Nos dispositivos móveis [celulares e tablets] é a mesma coisa, eu não tenho o mouse para clicar, mas eu posso pressionar o link e vai aparecer a informação de para onde o link está me levando”, explicou o professor.

Mesmo com o aumento dos crimes virtuais, a policia alerta que antigos golpes ainda continuam e ressalta para atenção redobrada em portas de bancos e com as principais vítimas, as pessoas mais idosas.

“É ter aquela precaução de não dar atenção a qualquer pessoa, principalmente desconhecidas. Se a pessoa continuar, porque o indivíduo que pratica esse delito, geralmente, tem uma boa conversa, procure a Polícia Militar, pois nos deslocamos ao local para ver se a pessoa é honesta ou não”, salienta o tenente da Polícia Militar.

O mecânico Wagner Santos registrou um boletim de ocorrência e informou o número do telefone da suposta dona da casa e os dados da conta que foi paga.

A Policia Civil informou que a vítima precisa representar o boletim para que seja feita a investigação do crime. Caso seja comprovado o crime, a investigada pode pegar de um a cinco anos de prisão.

Fonte: G1

O post Número de estelionatos aumentam durante a pandemia em Poços de Caldas apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar