Obra inédita lançada sobre dores do câncer é coordenada por médico Alfenense

O médico anestesiologia e clínico geral Alfenense Carlos Marcelo Barros é um dos autores do livro Tratado de Dor Oncológica – Sobramid publicado pela editora Atheneu. O médico comanda a Clínica Plenus Medicina da Dor, no Centro Oncológico da Santa Casa de Alfenas, e é o diretor clínico do Hospital Santa Casa (HSC).

A obra reúne mais de 100 autores que se dedicaram na publicação de um material até então inédito em língua portuguesa. A publicação é um marco na literatura científica nacional, pois é a primeira a fornecer de forma tão ampla subsídios para os profissionais que lidam com o manejo da dor do câncer.

O tratado, lançado oficialmente durante o 5° Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor (Sobramid), realizado no último dia 4, foi elaborado com a contribuição de 100 médicos, sendo 20 deles estrangeiros. O material, até então inédito na literatura médica na língua portuguesa, foi editado por 10 especialistas e Barros foi o editor-chefe.

Barros explique que cerca de 70% dos pacientes com câncer precisam de um tratamento especial para enfrentar a dor. Desses, em torno de 15% apresentam dores muito intensas que a medicação não é mais suficiente para combater o problema. Nesses casos é necessário a adoção de métodos intervencionistas, que são procedimentos minimamente invasivos com tecnologia de ponta. São variados e podem incluir desde radiofrequência, bloqueios anestésicos ou neurolíticos químicos até bomba de infusão de morfina.

Apesar desses dados, o subtratamento da dor oncológica é um problema de saúde pública e tem preocupado especialistas. Além da dor física, a condição psicossocial dos pacientes é fortemente atingida. Um estudo feito em um centro de cuidados paliativos no Canadá constatou que a dor intensa aumenta em 37% a chance de o paciente ter vontade de morrer. Outro dado que chama a atenção foi verificado na Holanda, onde 78% das solicitações para eutanásia foram feitas por pessoas com câncer.

É diante desse cenário e com uma literatura nacional escassa sobre o problema que os autores do livro resolveram se empenharem, nos últimos dois anos, na produção do tratado.
O Centro Oncológico da Santa Casa de Alfenas, onde Barros atua, é um dos poucos espaços dedicados exclusivamente ao tratamento da dor pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O médico explica que a Santa Casa de Alfenas tem recebido profissionais de todo o país como sendo uma das referências nesse tipo de abordagem ao paciente. Essa semana, por exemplo, Barros recebeu alunos do curso de pós-graduação do Albert Einstein – Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa.

A dor entre os pacientes com câncer é um tema pouco abordado na educação médica, segundo especialistas. Por isso, o tratado lançado esse mês deve preencher uma lacuna na literatura médica nacional. “A dor é pouco abordada na graduação e nos programas de residência. Isso resulta no encaminhamento tardio e na prescrição inadequada de medicamentos”, afirma Charles de Oliveira, médico intervencionista em dor e um dos autores.
A obra já está disponível nas principais livrarias online e no site da Editora Atheneu. O preço varia de R$ 557,00 a R$ 611,10.

Fatos sobre a dor no câncer

1,2 milhão de brasileiros devem receber diagnóstico de câncer entre 2018/2019, segundo o INCA. De 60 a 70% dos pacientes com câncer sentem algum tipo de dor. Destes, metade tem dor de alta intensidade. A estimativa sobe para 87% em pessoas com a doença em fase avançada. Os tumores malignos mais relacionados à dor são os de pâncreas, do sistema osteomuscular e do sistema nervoso central.
Um estudo feito em um centro de cuidados paliativos no Canadá constatou que a dor intensa aumenta em 37% a chance de o paciente ter vontade de morrer (o percentual sobe para 96% em caso de dores recentes).
Desde que a eutanásia foi legalizada na Holanda, 78% das solicitações foram feitas por pessoas com câncer, a grande maioria com dores.

(Foto: Carlos Alves/Divulgação)

 

 

(Foto: Carlos Alves/Divulgação)
Via: Alfenas Hoje

O post Obra inédita lançada sobre dores do câncer é coordenada por médico Alfenense apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: