Pandemia do coronavírus prejudica ações do Maio Amarelo

Com o tema “Perceba o Risco. Proteja a Vida”, a campanha anual de prevenção a acidentes no trânsito Maio Amarelo teve início, muito timidamente, dia 1º em todo o país através das redes sociais em função do respeito às orientações de distanciamento social causada pela pandemia do novo coronavírus. Coordenada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (Onsv), as principais ações presenciais estão programadas para setembro. Dessa forma, blitze educativas, visitas às instituições de ensino e seminários serão colocadas em práticas só no segundo semestre.

Para o secretário Municipal de Planejamento, Ulisses Araújo, que administra também as diretorias de Trânsito e Transporte Público, a segurança no setor é um tema muito importante em qualquer momento para a sociedade.

“Nós, enquanto poder público, buscamos fazer a manutenção da sinalização horizontal e vertical das nossas vias. O novo diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Gerson Ferreira da Silva, nos apresentou, logo após sua posse, dia 4 de maio, uma proposta de campanha para o segundo semestre do ano, além de ações coordenadas que buscam acelerar o cronograma da manutenção da sinalização viária da cidade”, explicou.

“Em mais alguns dias, iremos instalar uma ciclofaixa na avenida Sabiá, depois que foi percebido a necessidade de levar maior segurança aos ciclistas que estão durante esse momento usando aquele espaço para se exercitar. Por fim, o prefeito Carlos Renado Limas Reis, o Renatinho Ourives, sempre nos cobra ações que visam o aumento da segurança no trânsito para nossa comunidade. Estávamos até preparando uma campanha maciça nas escolas da Rede Municipal de Ensino, com concurso de redação e desenhos, mas tivemos algumas mudanças devido à suspensão das aulas presenciais. Estamos adquirindo novos acessórios para atualização dos semáforos da cidade”, completou Araújo.

Gerson Ferreira comentou que a ação do Maio Amarelo deveria ter sido planejada anteriormente, mas está alinhando à realização de campanhas de educação no trânsito nas escolas e vias de Passos. “Ela é muito importante para a conscientização dos condutores de veículos em geral quanto às ações de prevenção de acidentes no trânsito”, disse.

O secretário afirma que pretende intensificar as campanhas educativas sobre a conscientização no trânsito. “Creio que há falta de respeito às leis em questão, seja por motoristas, ciclistas e pedestres. Nesse sentido pretendo intensificar a conscientização de todos através de campanhas educativas”, salientou o novo diretor Municipal de Trânsito.

Os militares da 77ª Companhia de Polícia Militar, através do 12º Batalhão de Passos, são os responsáveis pela aplicação das multas no perímetro urbano na cidade nos casos de infrações de trânsito. Até dia 22, foram lançados 284 Registros de Eventos de Defesa Social (Reds) de acidentes de trânsito com e sem vítimas. O tenente Carlos Giovanni Gomes, comandante da 77ª, comentou que os números relacionados ao mês de abril ainda não foram fechados.

“O Maio Amarelo deveria ser lembrado durante o ano todo e o condutor de veículos ter a conscientização de dirigir com prudência também ao longo dos 365 dias do ano. Ter educação, não beber ao dirigir e sempre dar preferência ao pedestre. Já a PM, além de dar apoio à campanha, tem o dever de fiscalizar seguindo à risca o Código Brasileiro de Trânsito. Quanto menos acidente ocorrer, melhor”, afirmou o tenente da PM.

Na opinião do delegado de trânsito da Polícia Civil de Passos, Paulo Queiroz, o Maio Amarelo nasceu com uma única proposta de chamar atenção dos motoristas e da sociedade para o alto índice de mortes em decorrência de acidentes automobilísticos.

“Em 2020, por causa da pandemia, não pudemos dar mais atenção à campanha. Enfrentamos ainda problemas de imprudências e outros fatores que acabam provocando casos trágicos. Sobre a campanha em si, sempre pode melhorar bem mais e nunca é suficiente falar de tanta morte no trânsito. Temos sempre que lembrar sobre prevenção nas ruas e rodovias. Não só em um mês, mas durante o anto todo”, acrescentou.

 

Fonte: Folha da Manhã

O post Pandemia do coronavírus prejudica ações do Maio Amarelo apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar