Prefeitos da Ameg estão inseridos no programa Minas Consciente

O Minas Consciente pretende orientar a retomada segura das atividades econômicas nos município do Estado. O projeto foi feito com informações fornecidas por diversas instituições e entidades de classe, com o objetivo de auxiliar os 853 municípios do estado. A proposta criada pelo Governo de Minas Gerais, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e da saúde (SES-MG) pretende a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, sendo levado em consideração a necessidade de recolocar a sociedade á normalidade.

Com isso, na última sexta-feira, 15, os prefeitos de 16 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios da Micrroregião do Médio Rio Grande (Ameg) aderiram durante uma reunião ao projeto do Minas Consciente. A partir de agora, os gestores municipais devem ter fala única e aliada com o governo de Minas. As cidades que compõe a Ameg estão na denominada “onda verde” onde o isolamento continua sendo a melhor opção. Não foi debatido durante o encontro o afrouxamento ou a possibilidade do fechamento do comércio.

Estiveram na reunião os prefeitos ou secretários representando o Chefe do Executivo dos municípios de Capitólio, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Itaú de Minas, Passos, Pimenta, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas e São Sebastião do Paraíso.

Na presença de todos foi também colocado em assunto o programa do governo estadual apresentado pela superintendente regional de Saúde, Kátia Rita Gonçalves, e pela coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Nuveast), Márcia Silva Viana, além da fala do promotor de Justiça, Éder da Silva Capute, o qual apresentou a visão do Ministério Público referente as deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19 nº 17 e 39. Capute usou da reunião para criticar o Governador, Romeu Zema, por não ter deliberado pela imposição do plano, deixando para que os municípios escolhessem como reagir em tempo de pandemia principalmente para as atividades econômicas.

Por fim, na fala técnica, os municípios poderiam aderir as normas do nº 39, da mesma forma que podem permanecer nas restrições do nº 17. O que no intendimento do Ministério Público, é uma forma imposta.

 

O post Prefeitos da Ameg estão inseridos no programa Minas Consciente apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar