Santa Casa inicia testes com máscaras de mergulho adaptadas para pacientes de Covid-19

A Santa Casa de São Sebastião do Paraíso (MG) iniciou testes para um tipo de respirador que pode evitar a entubação do paciente com coronavírus. São máscaras de mergulho adaptadas, que já são usados em Manaus (AM) e estão em fase de testes em hospitais do Sudeste,como em Campinas.

Entre as vantagens está a segurança, já que elas minimizam o risco de vazamento para o paciente e também para os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate a Covid-19. No entanto, o uso não elimina a necessidade de outros equipamentos de proteção.

A Santa Casa de São Sebastião do Paraíso recebeu três protótipos da máscara de mergulho, que deve ser utilizada em pacientes com insuficiência respiratória leve. Os equipamentos chegaram com apoio de um grupo de São José dos Campos (SP).

“Nós recebemos o primeiro protótipo, fizemos as avaliações, respondemos questionários técnicos de vazamento, de segurança, da fixação dos ganchos. Depois, recebemos os três no dia 18 de abril, fizemos os novos testes nos colaboradores”, explicou Cidinha Cerize, coordenadora de fisioterapia do hospital.

Ainda segundo a coordenadora, o recurso será usado quando os outros equipamentos de ventilação mecânica não estiverem mais disponíveis. “É um recurso alternativo pra falta dos respiradores. Pra ser utilizado, você tem que ter critérios médicos e clínicos para ventilação não invasiva para pacientes leves, para que evite entubação e libere respiradores para pacientes em casos mais graves”.

Cidinha também explicou que já foram realizados testes no Instituto de Pesquisas de São Paulo e a previsão é que nos próximos dias seja liberada uma homologação provisória da Anvisa.

Fonte: G1

O post Santa Casa inicia testes com máscaras de mergulho adaptadas para pacientes de Covid-19 apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: