Testes rápidos para Covid-19 poderão ser feitos em farmácias

Na última terça-feira, 28, a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa,  liberou a aplicação de testes rápidos feitos para identificação do Covid-19, em farmácias. Segundo a Anvisa, com essa decisão, os testes não precisaram ser feitos apenas em ambiente hospitalar e clínicas das redes públicas e privadas.

Segundo o presidente substituto da Anvisa, Antonio Barra Torres, a estratégia tem o intuito de diminuir aglomeração de indivíduos em hospitais e diminuir a procura dos serviços médicos em nas redes publicas.

Os Farmacêuticos não terão a obrigatoriedade de disponibilizar o teste, mas aqueles que optar pelo procedimento, tem a obrigação de ter um profissional qualificado para realizar o exame.

“Os testes imunocromatográficos não possuem eficácia confirmatória, são auxiliares. Os testes com resultados negativos não excluem a possibilidade de infecção e os positivos não devem ser usados como evidência absoluta de infecção, devendo ser realizados outros exames laboratoriais confirmatórios”, disse Barra Torres, relator do processo.

A liberação desses testes será temporária e deve permanecer no período de emergência de saúde pública nacional decretado pelo Ministério da Saúde em 4 de fevereiro deste ano.

Fonte: Agência Brasil

O post Testes rápidos para Covid-19 poderão ser feitos em farmácias apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar