UFMG abre vagas para voluntários em teste de vacina contra Covid-19

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) abriu, nesta quinta-feira, 16, inscrições para voluntários que desejam participar dos testes da vacina chinesa contra a Covid-19.

No total, serão disponibilizadas 800 vagas destinadas para profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e paramédicos que lidam diretamente com pacientes contaminados pela doença na região metropolitana de Belo Horizonte.

A universidade informou que vai manter as inscrições abertas até que todas as vagas sejam preenchidas. A expectativa é que a vacina CoronaVac, desenvolvida pela biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech, comece a ser aplicada já na próxima semana.

A experimentação vai acontecer em várias partes do mundo. No Brasil, o estudo é coordenado pelo Instituto Butantan, de São Paulo. A UFMG foi escolhida como a representante da pesquisa em Minas Gerais.

Para participar dos testes, os voluntários deverão preencher os seguintes requisitos:

• Ter mais de 18 anos;
• Não ter sido contaminado pelo novo coronavírus;
• Não participar de outros experimentos;
• Não estar grávida;
• Não ter intenção de engravidar nos próximos meses;
• Não apresentar doenças crônicas;
• Não fazer uso de medicamentos contínuos;
• Ter registro ativo no conselho profissional de seu ofício.

Caso o interessado se enquadre em todos os critérios, ele deverá entrar em contato com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos do IBC UFMG, por meio do e-mail [email protected].

Testes

A fase 3 da vacina, que testa o antídoto em humanos, é a última antes da aprovação do medicamento. Caso ela seja concluída, precisa ser registrada pela Anvisa e distribuída gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Brasil.

O professor Mauro Teixeira, coordenador do CDPF (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos), do Instituto de Ciências Biológicas, que está a frente das pesquisas, explicou que a vacina envolve o uso do vírus morto e purificado, uma tecnologia conhecida e de eficácia já bastante comprovada para doenças como gripe, poliomielite e pneumonias, entre outras.

Além de Minas Gerais e São Paulo, participam dos testes os centros de pesquisas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e do Distrito Federal. No total, serão mais de 9.000 voluntários que participarão do procedimento.

 

Fonte: R7

O post UFMG abre vagas para voluntários em teste de vacina contra Covid-19 apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar