Vacinação contra a gripe começa na próxima semana com prioridade para idosos

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza vai começar na próxima segunda-feira (23). Dividida em três fases, a campanha tem como objetivo auxiliar os profissionais de saúde a descartarem a influenza na triagem de casos para o novo COVID-19, acelerando o diagnóstico e minimizando o impacto nos serviços de saúde. Somente em Minas Gerais, sete milhões de pessoas devem ser imunizadas e a Secretaria de Estado de Saúde informou que a meta é imunizar 90% do público prioritário.

Os primeiros a serem vacinados serão os idosos e os profissionais de saúde que estão atuando contra o novo coronavírus. De acordo com a Secretaria, como os sintoma da influenza são semelhantes ao do Covid-19, com a antecipação, vai haver diminuição da circulação do vírus na população.

No estado, mais de 2,3 milhões de pessoas fazem parte do grupo de idosos que tem 60 anos ou mais, já os profissionais de saúde são 460 mil pessoas em todo o estado.

A segunda fase da campanha começa no dia 16 de abril e tem como foco professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A terceira fase da campanha começa em 9 de maio e vacina crianças de seis meses a menores de seis anos, além de gestantes povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

A campanha será encerrada no dia 22 de maio e as etapas ocorrerão simultaneamente em todos os municípios mineiros. Neste ano, o público da campanha está maior abarcando os adultos de 55 a 59 anos.

Estudos apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Aglomerações para receber a vacina

O Ministério da Saúde orientou que cada município tome os devidos cuidados com o período de vacinação para evitar aglomerações. Entre as recomendações básicas estão parcerias com instituições públicas e privadas a fim de descentralizar o máximo possível a vacinação para além das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Entre os possíveis parceiros estão os Serviços de assistência social, instituições de ensino superior, as Forças Armadas e a extensa rede de farmácias privadas do país, entre outros.

Fonte: Portal Amirt

O post Vacinação contra a gripe começa na próxima semana com prioridade para idosos apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: