Vacinação contra influenza é prolongada em Minas Gerais

A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza foi prorrogada até o dia 30 de junho, prazo em que os grupos prioritários poderão se vacinar gratuitamente nos postos de Saúde. Até o dia 1º de junho de 2020, o índice geral aponta para a cobertura de 87%, mas a meta do Estado é alcançar 90% do público-alvo da campanha.

Sendo esse público; pessoas a partir dos 60 anos, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, portuários, povos indígenas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

Cobertura

Dados do Sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) detectaram que, até o dia 1º de junho deste ano, a menor cobertura do estado está entre os adultos de 55 anos a 59 anos, cuja taxa é 45,24%. Entre as gestantes, a cobertura encontra-se em 49,79% e entre as crianças, em 53,13%. Gestantes e crianças não atingiram a meta e por isso, Minas acatou a orientação do Ministério de Saúde e prorrogou a disponibilidade da vacina nos postos até o dia 30 de junho de 2020

A definição dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação do Ministério da Saúde e é definida a partir de estudos epidemiológicos. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias e também aqueles com potencial de maior disseminação do vírus da gripe.

Estatísticas

Em 2020, Minas Gerais registrou 102 casos de influenza e 13 óbitos. Confira outros dados sobre a doença em Minas neste link. A imunização a partir da vacinação pode reduzir os riscos de complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pela influenza.

 

O post Vacinação contra influenza é prolongada em Minas Gerais apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar