3720 pessoas já se vacinaram contra a gripe em Sete Lagoas

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou a terceira parcial sobre a cobertura vacinal contra a Gripe no município. A campanha teve início no dia 23 de abril e, até o dia 12 de maio, foram aplicadas 3720 doses da vacina na população que se enquadra nos grupos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

No último sábado, 12 de maio, as unidades de Saúde de Sete Lagoas ficaram abertas durante todo o dia para o “Dia D” da campanha. A coberta vacinal, até o momento, é de 52,71% na cidade.

A meta estabelecida pelo Governo Federal é de imunizar 90% do público alvo, que inclui crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto), idosos, profissionais da saúde e professores das redes pública e particular. O boletim aponta que, até o momento, a cobertura está em 41,2% entre as crianças, 44,89% entre as gestantes, 64,41% de idosos, 28,04% de profissionais da saúde, 55,31% entre as puérperas e 56,29% de professores.

“Destacamos a baixa cobertura de crianças e gestantes. As crianças são o público que transmitem o vírus por mais tempo. Por isso, a Secretaria de Saúde está realizando busca ativa das crianças e gestantes que ainda não se vacinaram”, explica Guilherme Menezes, referência técnica em imunização da SMS/SL. Nesta época do ano em que o tempo está seco, as crianças apresentam vários sintomas respiratórios como tosse, secreção nasal, dificuldade respiratória e espirros. Guilherme explica que esses sintomas não são contraindicação para receber a vacina de Gripe. “Os pais não deveriam esperar para vacinar seu filhos, uma vez que estamos cada vez mais próximo do inverno, época de maior circulação dos vírus da Influenza”, justifica.

PROFESSORES

A vacinação em professores teve início no último dia 12. Aqueles que não compareceram aos postos no “Dia D” ainda podem garantir a vacina. Para isso, basta comparecer em qualquer unidade de saúde que possua sala de vacinação e apresentar documento que comprove a profissão. De acordo com Guilherme Menezes, esse documento pode ser contracheque ou declaração assinada pela diretoria da instituição de ensino. A vacina é destinada apenas a professores, que podem ser lotados tanto em escolas públicas quanto particulares, e também faculdades.

A campanha está programada para acontecer até o dia 1º de junho.

Vacinação na Zona Rural

No próximo sábado, 19 de maio, serão montados três postos volantes de vacinação contra a Gripe na Zona Rural de Sete Lagoas. Os postos, que funcionaram das 8h às 12h, estarão disponíveis na Estiva, Tamanduá e Cata Vento.

O público alvo são crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto), idosos, profissionais da saúde e professores das redes pública e particular.

Ascom/Saúde

 

Postado originalmente por: Portal Sete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar