Alunos do ensino público e privado em Sete Lagoas terminam hoje avaliação do SAEB 2019

Está acontecendo em Sete Lagoas, desde o dia 28 de outubro finalizando hoje no dia 08 de novembro, a prova do SAEB, antiga “Prova Brasil”, que é aplicada a cada 2 anos nas redes de ensino públicas e privadas.
Dentro deste período, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) aplica avaliações das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para todas as turmas que cursam o 5° e o 9° ano do ensino fundamental em escolas públicas e de forma amostral (turmas escolhidas aleatoriamente), em instituições privadas.
Uma novidade em 2019 é a aplicação da avaliação para turmas do 2° ano do ensino fundamental e a agregação das disciplinas de Ciências da Natureza e Humanas para as turmas do 9° ano, ambos de forma amostral. Além disso, um questionário eletrônico também está sendo enviado aos professores e diretores da educação infantil, de forma amostral, sendo um piloto para checar a melhor forma de aplicação da atividade nessa categoria.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o SAEB reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
O SAEB permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no SAEB, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Realizado desde 1990, o SAEB passou por várias estruturações até chegar ao formato atual. A partir de 2019, a avaliação contempla também a educação infantil, ao lado do ensino fundamental e do ensino médio.
Ascom SAEB

Postado originalmente por: Portal Sete

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: