Campanha Outubro é lançada com foco na prevenção ao câncer de mama

Com objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama, a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta sexta-feira (5), a tradicional campanha “Outubro Rosa”.

O evento foi realizado no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), no bairro Progresso e contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Magnus Eduardo Oliveira da Silva e dezenas de convidados. O Secretário falou das dificuldades que o Município vem passando com a falta de repasses por parte do governo do Estado. “A dívida do governo do Estado só com a área de saúde de Sete Lagoas, chegou a R$ 100 milhões na quinta-feira, dia 4. Mesmo com essa falta de repasse, estamos cumprindo com a nossa obrigação de manter as ações voltadas para todos os setores da área de saúde como atenção primária, secundária e terciária, além de ações específicas para a prevenção da saúde da mulher, como o exame de mamografia”, disse. O secretário completou, argumentando que a falta de repasses, por meio do governo do Estado, compromete todo o planejamento da saúde. “Desde os atendimentos primeiros, passando pelo fornecimento de medicamentos até chegar à folha de pagamento, realização de cirurgias eletivas, tudo o que estamos realizando atualmente só está sendo possível porque o prefeito Leone tem garantido a complementação orçamentária com recursos do município”, explicou o Secretário Magnus Eduardo.

Meta é atingir mil exames de mamografia em outubro

Atendendo a uma população estimada de 600 mil pessoas na microrregião de Sete Lagoas, que é composta por 23 municípios, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é chegar a mil exames de mamografia nesse Outubro Rosa. A média mensal gira em torno de 600 exames. “Esses exames são feitos através de agendamento prévio em todas as unidades de saúde. Reforçamos o pedido para que as pessoas que fizerem o agendamento não deixem de comparecer. Caso não possam comparecer, que liguem e avisem para que outras pessoas possam ser chamas no seu lugar. Hoje, infelizmente, temos uma média de 20% dos agendados como faltosos. Isso faz com que outras mulheres que precisam do exame fiquem prejudicadas”, finalizou o secretário.

União e apoio mútuo como parte do tratamento

Um dos pontos altos da abertura oficial do Outubro Rosa foi a atuação do Grupo Viva a Vida, fundado há onze anos, e que é um grande suporte para as vítimas da doença. Hoje contando com cerca de 70 mulheres vítimas do câncer de mama, esse grupo é coordenado pela fisioterapeuta Ana Paula Soares Dias. “Consideramos uma família com cerca de 70 mulheres participando nos nossos encontros que acontecem duas vezes por semana no espaço da AABB. Trabalhamos tanto a parte física quando o emocional dessas mulheres que estão buscando superar as sequelas em decorrências das cirurgias”, explica Ana Paula.

Aos 74 anos de idade, Sônia Gandini foi vítima do câncer de mama e desde a fundação do grupo, tem buscado apoio. “É um grupo onde todo mundo luta pelo mesmo objetivo. É uma família que nos ajuda a superar esses traumas. Só tenho que agradecer o apoio que chegou a um momento de total fragilidade, principalmente emocional”, agradece Sônia.

A Turi, por mais um ano, está apoiando o Outubro Rosa, que neste ano, será lembrando juntamente ao Novembro Azul, que tem foco na saúde do homem. Um ônibus, plotado com as cores das campanhas, já está circulando pela cidade. O veículo, além de servir como reforço no apelo para a prevenção contra as doenças, também fará o transporte das pacientes das unidades de saúde ao CEAE, onde o exame de mamografia é realizado. Excepcionalmente, neste mês, a unidade funcionará aos sábado para que seja possível aumentar a oferta de exames e, ainda, atender às pacientes que, por motivos profissionais, não podem se ausentar do trabalho durante os dias úteis para se submeterem aos exames.

Para saber se você está na faixa etária ou pertence a algum grupo de risco que indique a realização da mamografia, compareça à unidade de saúde mais próxima de sua casa.

 

Postado originalmente por: Portal Sete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar