Celebrações dos 300 anos de Minas Gerais farão parte da programação de eventos do Ministério Público

Foi lançada esta semana em solenidade no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a programação das celebrações dos 300 anos de Minas Gerais, que trará uma série de eventos e ações promovidas por instituições públicas mineiras, entre elas o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Segundo o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, para o Ministério Público, valorizar e proteger o patrimônio cultural mineiro significa preservar a identidade e a memória do território do Estado e de sua gente. Ele afirmou que a celebração do tricentenário de Minas terá destaque na agenda de atividades culturais e institucionais em 2020.

Como exemplo, Tonet revelou que os projetos Por dentro do MP, voltado aos estudantes do ensino fundamental, médio e universitário das escolas públicas e particulares, e MP Itinerante, que visita mensalmente municípios mineiros de baixo IDH com ações de conscientização para a cidadania e prestação de serviços, registrarão o significado do tricentenário. “Da mesma forma, a Semana do Ministério Público, em setembro, será uma importante oportunidade de debates e reflexões sobre o passado, o presente e, principalmente o futuro de Minas Gerais”, concluiu o procurador-geral de Justiça.

Também representaram o MPMG na solenidade de lançamento a procuradora-geral de Justiça adjunta institucional, Cássia Virgínia Gontijo, o chefe de gabinete, Carlos Henrique Torres de Souza, o secretário-geral, João Medeiros Silva Neto, e o diretor do Ceaf, Edson Ribeiro Baeta.

Durante a solenidade foram lançados o selo postal, o carimbo comemorativo e a identidade visual dos 300 anos de Minas Gerais. Também foi exibido um vídeo comemorativo que destaca principalmente a diversidade do Estado.

Além do MPMG, participam das iniciativas comemorativas aos 300 anos de Minas Gerais a ALMG, o Tribunal de Justiça de Minas (TJMG), a Defensoria Pública de Minas Gerais, o Tribunal de Contas de Minas Gerais e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), responsável pela curadoria das atividades. Palestras, publicações, ações itinerantes, exposições e atividades culturais, entre outros eventos farão parte da programação ao longo de todo o ano.

.mpmg.mp.br/

Postado originalmente por: Portal Sete

Pesquisar