Coronavírus: com novo recorde, Minas ultrapassa 500 mortes

Minas Gerais concentra 502 mortes e 22 mil infectados com Covid-19

Vinte e uma mortes foram confirmadas pela Saúde nas últimas 24 horas e, com isso, o número de óbitos causados pelo coronavírus em Minas pulou de 481 para 502

Quinhentos e dois mineiros perderam a vida após serem infectados pelo coronavírus no curto espaço de pouco mais de dois meses – contados a partir de 30 de março quando a primeira morte causada pela Covid-19 recebeu confirmação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

A triste marca não aparece só e, segundo dados da pasta publicados nesta terça-feira (16), a infecção já afetou pouco mais de 22 mil moradores de Minas Gerais, tendo se alastrado por 575 municípios mineiros e causado mortes em 153 dos existentes no Estado. O drama provocado pela pandemia parece mais intenso em algumas regiões, como em Belo Horizonte onde a taxa de ocupação dos leitos de UTI bateu recorde nessa segunda-feira (15) e tornou vermelho o nível de alerta geral na capital mineira.

A cidade concentra, aliás, a maior quantidade de moradores infectados em um único município entre os existentes em Minas Gerais de acordo com os dados do Estado. Cerca de 3.400 belo-horizontinos receberam diagnóstico para a Covid-19, sendo que 76 não resistiram às complicações de saúde causadas pela doença e morreram. A preocupação dos órgãos municipais é tamanha que a cidade está estacionada na segunda etapa do processo de reabertura do comércio iniciada na semana passada e, segundo o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, a retomada econômica pode ser cancelada caso não haja segurança sanitária.

Atrás de Belo Horizonte aparece Uberlândia nesta triste escala de cidades com maior quantidade de casos. O município do Triângulo Mineiro concentra 2.135 moradores infectados com o coronavírus segundo a Secretaria de Estado de Saúde, e 41 mortes pela doença. Entretanto, os números são muito maiores se observado balanço feito pelo próprio município.

Ainda na segunda-feira (15), a prefeitura de Uberlândia declarou em suas redes sociais que o número de casos confirmados chegou a 3.855 – sendo que 85 deles foram confirmados apenas entre domingo (14) e segunda – enquanto a quantidade de mortes provocadas pelo coronavírus é 63. A ocupação dos leitos de UTI na cidade também preocupa e cerca de 94% dos leitos da rede pública municipal destinados a tratamento de todas as enfermidades estão ocupados. Através do Facebook, a prefeitura também pontuou que “testa quase 17 vezes mais que a média estadual”.

Juiz de Fora, na Zona da Mata, é a terceira cidade de Minas Gerais que concentra o maior número de infectados. Atualmente, segundo o Estado, são 843 moradores diagnosticados com a Covid-19, sendo que 38 morreram após serem infectados pelo coronavírus. Logo atrás aparecem Ipatinga no Vale do Aço, onde são 691 casos e 17 mortes, e Contagem. O município da região metropolitana de Belo Horizonte reúne 651 diagnósticos positivos para o coronavírus, e 21 moradores morreram em decorrência da infecção.

Esta matéria está em atualização.

O Tempo

Postado originalmente por: Portal Sete

Pesquisar