Desenvoltos, vereadores jovens debatem matérias e aprovam pauta

Teve comunicação pessoal, debates em discussão de matérias, pauta aprovada e uso da tribuna por orador inscrito. Foi assim, sem dever nada ao encontro semanal dos vereadores adultos, a primeira Reunião Ordinária do Parlamento Jovem de Sete Lagoas, nessa quarta-feira (22), na Câmara Municipal.

Os vereadores eleitos pelas escolas que participam do projeto apresentaram e votaram Pedidos de Providências e Anteprojetos de Lei (APL) já na primeira sessão. Júlya Amaral teve aprovado o APL 01/2018 que “cria o programa municipal de ensino de primeiros socorros aos jovens e dá outras providências”. O APL 02/2018, de Maria Clara de Jesus, “cria o projeto “ensinando e aprendendo para um presente e futuro melhor”.

Durante a comunicação pessoal o vereador Gabriel de Souza Lima agradeceu a “confiança da escola e tenho certeza que todos aqui vão melhor não só como alunos, mas também como pessoas”. Iderlaine Oliveira arrancou aplausos ao dizer que “o jovem nunca foi visto como alguém capaz de opinar sobre o assunto. Nós somos o futuro do Brasil e sendo assim é bom que estejamos inseridos no meio político para aprendermos a lidar e a fazer escolhas”.

Apesar do nervosismo “normal” apresentado no início dos trabalhos, a presidente do PJ, Júlya Oliveira, conduziu bem a sessão, de acordo com o presidente da Câmara, Cláudio Caramelo. “Até a gente sente quando chega aqui para começar o trabalho como vereador, imagina eles? Com o tempo vai todo mundo se soltando mais. Mas todos foram muito bem na comunicação pessoal e nas ponderações sobre as matérias”, avaliou Caramelo.

O coordenador pedagógico e professor do colégio Laís Farnetti, Júlio Neto, se inscreveu na tribuna para falar sobre o PJ. “Me sinto honrado em falar para jovens entusiasmados. Desejo que saibam a importância de se verem como pessoas públicas uma vez que a função de cada um é promover o bem-estar da sociedade, de uma cidade que, às vezes, é tão carente de coisas que aparentemente parecem tão simples, mas acabam que são distantes. O futuro da cidade depende exclusivamente de vocês. Parabenizo a todos os envolvidos”, valorizou.

Os vereadores Rodrigo Braga (PV), Beto do Açougue e Gislene (PSD) e Renato Gomes também prestigiaram o início da legislatura do PJ. A partir de agora as reuniões dos vereadores jovens vão acontecer uma vez por mês. Os projetos aprovados serão avaliados pela Comissão de Legislação e Justiça com a possibilidade de serem apresentados com autoria da Mesa Diretora da Câmara.

Postado originalmente por: Portal Sete

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: