Estudantes aprovados na 1ª chamada do ProUni têm até o dia 25 para fornecer documentação

Estudantes selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até a próxima terça-feira para assegurar a bolsa de estudo. Os aprovados devem comparecer nas instituições de ensino superior e comprovar as informações fornecidas na hora da inscrição. No site do ProUni está disponível a lista da documentação.

Cabe aos alunos verificar, nas faculdades, os horários e o local de comparecimento para a conferência dos dados. Aqueles que não foram selecionados ainda têm outras chances. Em 2 de julho será divulgada a relação dos aprovados em segunda chamada. Os candidatos podem, também, participar da lista de espera em 15 e 16 de julho.

Ao todo, serão ofertadas para o segundo semestre deste ano 169.226 bolsas em instituições particulares de ensino superior, sendo 68.087 integrais, de 100% do valor da mensalidade. O benefício é destinado a quem tem renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. Já as parciais, que somam 101.139 bolsas e cobrem 50%, contemplam candidatos com renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos.

Beneficiados

Quem utiliza o ProUni destaca a importância do programa. Estudante do 4º período de publicidade e propaganda das Faculdades Promove, em Belo Horizonte, Iuri França, de 21 anos, diz que sem a bolsa de 100% dificilmente seria possível ingressar no ensino superior.

Ele mora com o pai, pedreiro, e foi o primeiro a fazer graduação na família. O jovem tem o benefício desde o início do curso. “Além da mensalidade, existem outros custos como alimentação e transporte. Não teria como arcar com todos”, diz o aluno, que mora em Nova Lima, na região metropolitana.

Colega de Iuri, a jovem Kellen Alves, de 20 anos, também tem bolsa integral e afirma que, sem o programa, provavelmente não estaria estudando. “Fiz o Enem já focada na possibilidade de conseguir o ProUni. Caso contrário, teria que esperar mais para fazer faculdade”.

 

Postado originalmente por: Portal Sete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar