Investigação não tem indicado que houve sabotagem contra a Backer, afirma polícia  

A tese de sabotagem contra a cervejaria Backer tem perdido força. Segundo a Polícia Civil, a hipótese não é descartada, mas pouco provável. A empresa é investigada pela contaminação de cervejas pela substância dietilenoglicol, que pode ter intoxicado 21 pessoas.

“Do ponto de vista pericial, não aponta muito para essa tese [de sabotagem], haja vista que é uma contaminação recorrente ao longo de um período grande de tempo”, afirmou o superintendente de polícia técnico-científica da Polícia Civil, o médico legista Thaller Bittencourt. A corporação apura se a contaminação pode ter começado antes de outubro.

De acordo com boletim divulgado nessa segunda-feira (20), subiu para 21 os casos de intoxicação por dietilenoglicol notificados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas. Há registro de pacientes de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, Viçosa, na Zona da Mata, Belo Horizonte, Nova Lima, na Região Metropolitana, e Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. Até o momento, quatro pessoas morreram e 17 estão internadas em estado grave. Quatro casos de intoxicação foram confirmados e 17 são investigados.

A recomendação é de que nenhuma cerveja produzida pela Backer seja consumida.

A secretaria também orienta que, caso alguém tenha qualquer marca ou lote produzida pela empresa não a descarte em pias ou vasos sanitários, nem as coloque no lixo comum, pois outras pessoas podem pegar e consumir esses produtos.

Essas bebidas devem ser identificadas com alguma inscrição do tipo “Não ingerir. Produto impróprio para o consumo” e armazenadas separadamente dos demais alimentos até que possa entregá-los nos pontos de recepção (Vigilância Sanitária de sua cidade, Núcleos Estaduais de Vigilâncias Sanitárias ou Procons).

Fonte: Itatiaia

 

 

Leia também:

Ministério da Agricultura encontra dietilenoglicol em mais 11 lotes de cervejas da Backer
Anvisa proíbe venda de cervejas da Backer com validade a partir de agosto de 2020
Vigilância Sanitária interdita fornecedora de monoetilenoglicol para a Backer

Postado originalmente por: Portal Sete

Pesquisar