Levantamento coloca Matozinhos em alto risco de infestação por Aedes Aegypti

A cidade de Matozinhos está co risco eminente de infestação por Aedes Aegypti LIRAa, que transmite a Dengue, Zica e Chikungunya. O alerta foi divulgado nesta terça-feira (16), pela Prefeitura de Matozinhos, através do setor de Zoonoses.

O levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti, foi realizado no mês de Janeiro e deu um resultado de 9,8%, ou seja, risco de surto. Para se ter uma ideia, o resultado satisfatório está abaixo de 1%.

“Significa que estamos com alto risco de epidemia de dengue, zica ou chikungunya. Identificamos depósitos de nível do solo, como tambores, que nessa época são usados para armazenamento de água. Que façam isso de maneira consciente. É importante que a população tenha cuidados básicos”, disse Fabiane Pickebrenner, Coordenadora de Zoonoses do Município.

Os bairros onde foram encontrados muito foco são: São Miguel, Vista Alegre, Bom Jesus e Mocambeiro. Os agentes tem orientado a população para manter os quintais limpos e, assim, evitar a proliferação do mosquito.

Sem fumacê: A Coordenadora de Zoonoses explicou que, apesar do alto índice em Matozinhos, a cidade ainda não está em epidemia. “Por isso foi feita a solicitação do fumacê. Existe um critério. Esse procedimento só é requisitado quando já está em epidemia. É o último passo, mas é o estado que disponibiliza”, concluiu Fabiane.

Situação parecida: Matozinhos esteve com o mesmo problema (alto risco de epidemia) no mês de janeiro de 2013. Na ocasião, o resultado do levantamento foi ainda mais alarmante (12,3%). Vários mutirões de limpeza e combate à dengue foram realizados.

Da Redação, com Por Dentro de Tudo

Postado originalmente por: Portal Sete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar