Moradores participam de simulação de rompimento de barragens em três cidades mineiras

Moradores de Raposos, Nova Lima e Itabirito participaram, na tarde deste último domingo (31), de um treinamento caso as barragens das cidades se rompam. Quatro barragens localizadas nas cidades atingiram alerta máximo de rompimento.

A população atendida nesses simulados foram moradores de localidades que se situam na mancha da inundação das barragens B3/B4, Forquilha I e Forquilha III, que tiveram seus níveis de segurança elevados de 2 para 3, fazendo sirenes soarem na noite de quarta-feira (27).

Trata-se do nível máximo, que significa risco iminente de ruptura. Na ocasião, a Vale explicou, em nota, que a ação foi necessária pois auditores independentes contratados informaram que essas estruturas não receberiam declarações de estabilidade, respeitando parâmetros da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Nos três simulados, a Defesa Civil esperava a participação de aproximadamente 11 mil pessoas. Contudo, de acordo com o tenente coronel Flávio Godinho Pereira, 7.964 pessoas participaram, uma adesão de 72%. Foram 65 militares trabalhando e outras 860 pessoas da Vale, 25 ambulâncias e uma aeronave.

“O simulado foi feito nas três cidades ao mesmo tempo, pois em datas anteriores o nível ter elevados. Precisávamos, o quanto antes, orientar essas pessoas para que elas pudessem ter a oportunidade de conhecer sua cidade e saber onde tem áreas seguras. Se a barragem se romper nesse momento, temos grande parte da comunidade que saberão para quais locais devem se deslocar”, explica o tenente.

Uma moradora de Itabirito, que não quis se identificar, contou como foi a experiência. “Sino da igreja tocando, sirenes ligadas. O povo que está na rua têm que pegar rota de fuga. Um dos pontos de encontro é em frente daqui de casa. São mais 13 pontos espalhados pela cidade”, relata.

Panfletos distribuídos em Itabirito (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil/Divulgação)

*Com BHAZ

 

 

Postado originalmente por: Portal Sete

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: