Prefeito reúne com lideranças da comunidade para estabelecer metas de prevenção ao coronavíris

Na sexta-feira (20), na quadra municipal, o prefeito de Jequitibá, Humberto Reis e o secretário municipal de Saúde Múcio Eduardo da Silva, com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Clóvis Saturnino de Almeida, realizaram reunião aberta com lideranças comunitárias, comerciantes e representantes religiosos.

Em pauta, informações sobre como o município está adotando medidas preventivas ao coronavírus. O diálogo foi importante para informar a população, esclarecer dúvidas e ouvir sugestões da comunidade.
“A Secretaria Municipal de Saúde tem a autonomia para tomar as medidas necessárias”, destacou o prefeito Humberto Reis.

A UBS Santíssimo Sacramento, por exemplo, terá médicos específicos para atender a pessoas suspeitas da doença em tendas específicas para garantir a saúde tanto da população quanto dos profissionais de saúde. “A princípio a nossa orientação não é fechar estabelecimentos comerciais, mas restringir ao máximo o contato entre pessoas”, frisa o prefeito. “Funcionários da Prefeitura que moram em outras cidades ficarão em suas casas, mas trabalhando, serão remunerados por isso, mas trabalhando”, completou.

Para o prefeito, medidas preventivas são necessárias neste momento. “É melhor pecar por excesso do que por falta de zelo”, justifica. “É o momento de agir sem pânico, fazendo restrições para evitar a doença, pois o pico poderá ser mais alto considerando a realidade de Sete Lagoas e outras cidades da região, que já têm casos confirmados de coronavírus.”

O secretário Múcio Eduardo Silva reafirmou as palavras do prefeito Humberto Reis. Informar e prevenir são as armas contra o Covid-19. Outra medida será a contratação de mais médicos para atender a população, inclusive nos fins de semana. Mas, como já havia sido informado na tarde de quinta-feira (19), a Unidade Básica de Saúde cancelou todos os atendimentos agendados até a data de 31 de março. O motivo é evitar aglomeração de pessoas e disseminar o vírus.O horário de atendimento na UBS Santíssimo Sacramento será das 7h às 19h.

A enfermeira Victória Araújo Santos, que integra uma das três Equipes de Saúde da Família da UBS Santíssimo Sacramento, lembrou às lideranças comunitárias que não há vacina para a cura de doenças provocadas pelo coronavírus. A doença é transmitida por gotículas da saliva e de espirros, além de tosse e do vírus que fica nas mãos. Por isso, evita-se o habitual aperto de mãos e o abraço.
“É preciso lavar as mãos muito bem, esfregar as palmas das mãos, entre os dedos e as articulações com água e sabão. O uso do ácool também é necessário”, orienta Vitctória Santos.

Os pacientes que forem atendidos nas unidades de saúde passarão por triagem médica. Os casos suspeitos tidos como graves serão encaminhados para Sete Lagoas, referência do sistema de saúde regional. Os suspeitos leves serão encaminhados para casa, ficando em confinamento e sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Assessoria de Comunicação Social

Postado originalmente por: Portal Sete

Pesquisar