Presidente da ALMG publica manifesto em favor da liberdade e da democracia

Vários cantos do Brasil foram cenários neste domingo (31) para manifestações a favor e contra o governo Bolsonaro. A capital mineira também registrou atos de ativiistas que defendiam e protestavam sobre o atual governo federal. Membros de torcidas organizadas antifascistas de Atlético Mineiro, Cruzeiro e América Mineiro se uniram na Praça da Bandeira em atos contra Bolsonaro, local onde também se reuniam apoiadores do presidente.  Os grupos foram separados pela Polícia Militar, que não registrou ocorrências graves.

Em suas redes sociasi, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Agostinho Patrus, comentou e sobre tais as manifestações ocorridas e publicou em seu Twitter, um manifesto pela Democracia e pelo Estado Democrático de Direito.

“Democracia pressupõe liberdade, possibilita o contraditório, significa respeitar o outro e outras formas de pensar. Sou filho de um Estado que tem na liberdade, diversidade e pluralidade suas maiores características e não posso deixar de me manifestar neste momento tão grave”, publicou o presidente da casa legislativa de Minas Gerais introduzindo a publicação do manifesto, que segue:

Manifesto Assembleia LMG

Em entrevista, Agostinho Patrus declarou seu apoio à liberdade popular de manifestar-se a favor ou contra o memoento que vivemos, e ressaltou que a história de Mias Gerais é pautada nos princípios da liberdade de todos e que não poderia, como presidente da casa legislativa mineira, não se maifestar. “Nós mineiros, que temos a liberdade como maior valor da nossa terra, e liberdade pressupõe democracia, pressupõe possibilidade de contraditório, pressupõe o respeito às outras pessoas, às outras formas de pensar, não podíamos, num momento como esse, em que se acirram as manifestações, se acirram as discussões, infelizmente até de ódio de um lado contra outro, não nos colocarmos. Por isso fiz questão, como presidente da Assembleia de Minas Gerais, de soltar esse breve manifesto apoiando a democracia, o estado democrático de direito e qas instituições. Sem dúvida nenhuma, sem o funcionamento pleno das diversas casas lagislativas, do judiciário, do ministério público, da imprensa, jamais nós teremos condições de levar a diante o que nós desejamos à população, às pessoas que vivem em nosso Estado. Por isso, como filho de um Estado que tem na liberdade, que tem no pluralismo e na pluralidade dos seus pensamentos a nossa maior carcterística, não podíamos nos furtar num momento tão grave como esse”, declarou o presidente da ALMG.

Da Redação

Postado originalmente por: Portal Sete

Pesquisar