Anuncie
Sete Lagoas e Região

Profissionais da Atenção Primária receberam capacitação sobre Hanseníase

Por: Portal Sete 23/03/2018 17:52

 

 

No dia 19 de março, médicos e enfermeiros da Atenção Primária em Saúde, receberam uma capacitação sobre Hanseníase. O evento aconteceu na Casa da Cultura e foi ministrado pela Dermatologista Referência em Hanseníase do Centro de Especialidades Médicas (CEM), Dra. Olívia Maria Pereira Siqueira e pelas enfermeiras Aretuza Silva de Figueiredo e Mariana Campelo Carvalho Medeiros.

No decorrer do curso foram abordados vários assuntos referentes à doença como o perfil Epidemiológico da Hanseníase no Brasil e em Sete Lagoas, histórico da doença, formas de contágio, tratamento, busca ativa dos contatos intradomiciliares, avaliação das incapacidades físicas causadas pela patologia, tratamento, dose supervisionada pela equipe de saúde, eventos adversos e reações causadas durante o tratamento, orientações aos pacientes durante o tratamento, importância da atuação da equipe multidisciplinar, estatística de casos novos em Sete Lagoas por unidade de saúde no período de 2011 até 2017, e ainda os fluxo de atendimento ao caso suspeito ou confirmado de hanseníase no município.

A capacitação teve como objetivo qualificar os profissionais da rede quanto ao atendimento aos casos suspeitos ou a portadores da doença e, dessa forma, proporcionar uma assistência que garante a integralidade do cuidado. “É imprescindível a atuação dos profissionais da Atenção Básica no acompanhamento dos casos de Hanseníase e na busca ativa de seus contatos”, concluiu Aretuza.

Além da Hanseníase, outras doenças infectocontagiosas também serão temas de oficinas de atualização para os profissionais da Atenção Primária à Saúde. O objetivo, segundo a secretária de Saúde Vanessa Lopes, é capacitar esses profissionais e garantir um atendimento cada vez mais eficaz aos pacientes. “Toda a rede de Atenção Primária à Saúde está passando por um processo de fortalecimento, e isso inclui a capacitação dos servidores da saúde, que estão recebendo, além de conhecimento técnico, apoio para a implantação de fluxos e protocolos que vão possibilitar a padronização no atendimento em todas as unidades de saúde do município de Sete Lagoas. Essa é uma exigência do prefeito Leone Maciel: melhorar o atendimento para o usuário do SUS em Sete Lagoas. E estamos trabalhando para isso”, conclui a secretária.

Ascom/saúde

Postado originalmente por: Portal Sete

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: