PSDB oficializa Anastasia como pré-candidato ao governo de Minas em convenção

O PSDB lançou oficialmente a pré-candidatura do senador Antonio Anastasia (PSDB) e do vice Marcos Montes (PSD) ao Governo de Minas, em convenção partidária realizada neste sábado (28), na Arena do Minas Tênis Clube, no bairro Lourdes.

Com a presença de cerca de 2.000 pessoas, o tucano recebeu apoio de diversos partidos que compõem sua base, a exemplo de Dilzon Melo, presidente estadual do PTB; o ex-vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP), que será suplente de Dinis Pinheiro (SD), pré-candidato ao Senado na chapa tucana; Juliana Moura, presidente estadual do PMN; e Marcelo Aro, presidente estadual do PHS.

Em sua fala, Aro reforçou o apoio do PHS à pré-candidatura de Anastasia e chegou a mencionar Carlos Viana (PHS) como candidato ao Senado na chapa tucana.

Apesar disso, Anastasia ainda não confirmou a segunda vaga ao Senado. Além de Viana, há o desejo do PSDB em atrair Rodrigo Pacheco (DEM) para ocupar essa vaga, mas o acordo depende da desistência do democrata em concorrer ao governo do Estado. “Os partidos estão em discussão e essa discussão vai ser uma discussão que vai ter a semana inteira, como foi colocado, em razão, inclusive, das tratativas nacionais”, disse Anastasia sobre a indefinição ao Senado.

O senador ainda aproveitou a convenção para divulgar um projeto para regularizar as finanças de Minas Gerais, que mantém uma dívida de R$ 6,8 bilhões apenas com os municípios, fora o déficit fiscal. Chamada de Plano de Articulação e Ação (PAR), a proposta tem a intenção de fazer um pente fino nas contas do Estado para estabelecer o déficit total de Minas e estabilizar os débitos pendentes. “Quero ser o governador da verdade, mostrando os números, preto no branco”, disse o tucano.

Alianças

Anastasia tem o maior número de apoios alinhados à sua candidatura até o momento, somando oito legendas na base — PSD, PTB, PP, SD, PMN, PHS e PSC, além do próprio PSDB. Para as chapas proporcionais, que vão eleger deputados estaduais e federais, até o momento três partidos manifestaram interesse em compor com os tucanos: PSD, SD e PPS, segundo o deputado federal Domingos Sávio, presidente do PSDB em Minas Gerais.

“O PSDB está aberto a fazer coligação proporcional, mas não exige isso de nenhum dos partidos que estão apoiando o Anastasia.  Nos colocamos à disposição para recebê-los em coligação proporcional”, disse Domingos Sávio.

image (1)

A deputada federal Raquel Muniz (PSD), pré-candidata à reeleição, ressaltou o apoio do seu partido, primeiro a apoiar Anastasia na eleição majoritária, e também o primeiro a sinalizar o apoio nas eleições proporcionais. “O PSD estará junto ao senador Anastasia não só para o governo de Minas. Vamos compor nas proporcionais para aumentar a bancada de deputados nas casas legislativas”, disse a deputada.

Esperado na convenção do PSDB mineiro,  o presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) não esteve no evento porque também participou, na tarde deste sábado (28), da convenção do PSD em São Paulo, ao lado do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD).

Reunido com lideranças no interior do Estado, Aécio Neves (PSDB) também não compareceu à convenção estadual do partido. Por meio de nota, a assessoria do tucano informou que ele fará um anúncio na próxima semana sobre como participará das eleições deste ano e se, de fato, será lançado para a corrida eleitoral.

Leia abaixo a nota completa de Aécio Neves:

“O senador Aécio Neves anunciará na próxima semana como participará das eleições deste ano. Até lá, segue se reunindo, em Belo Horizonte e no interior do Estado, com diversas lideranças políticas para avaliar a melhor forma de contribuir para o resgate de Minas Gerais nesse momento de extrema gravidade e grandes incertezas. Só a partir do anúncio de sua decisão o senador Aécio participará de atos de campanha, não estando prevista, assim, sua presença na convenção do PSDB-MG neste sábado”.

Redação com Hoje em Dia

Postado originalmente por: Portal Sete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar