Sessão Solene marca fim da primeira legislatura do Parlamento Jovem

A emoção foi traço marcante durante a solenidade de encerramento da primeira legislatura do Parlamento Jovem (PJ) de Sete Lagoas que aconteceu nessa quarta-feira (26). Os vereadores que trabalharam de agosto de 2018 a junho deste ano foram homenageados pela Câmara Municipal pelos 88 Pedidos de Providências, 16 Anteprojetos de Lei e um que foi transformado em lei durante o mandato. A Lei 8.880, de novembro de 2018, que institui a “semana municipal de combate a intolerância religiosa” é fruto do trabalho da vereadora jovem Iderlaine Oliveira.

O Parlamento Jovem foi instituído pela Mesa Diretora da Câmara para que jovens estudantes fossem iniciados e conhecessem mais sobre o processo político, além de se sentirem parte importante no desenvolvimento da cidade. Na primeira edição o PJ contou com a participação de nove escolas municiais, estaduais e da rede privada.

Diante do sucesso do programa 17 escolas se inscreveram para indicarem estudantes que vão compor a segunda turma de parlamentares jovens. O novo mandato começa no próximo mês de agosto. Com brilho nos olhos ao falar sobre política, a presidente do PJ, Júlya Oliveira, lamentou o fim do mandato e disse que se encontrou no projeto. “Sempre tive o desejo de ser parte ativa de uma causa nobre como essa. Me encontrei nesse mundo aqui”, afirmou.

Divulgação Câmara Municipal de Sete Lagoas
Divulgação Câmara Municipal de Sete Lagoas

O presidente Cláudio Caramelo (PRB) valorizou o “apoio total de todos vereadores” para a efetivação do projeto. Caramelo admitiu que ao longo do ano ouviu de algumas pessoas que “estaríamos criando cobras para nos picar. Ouvi coisa desse tipo. Eu disse que tomara, se for para o bem da cidade que seja. Devem estar sentados nessa cadeira pessoas de bem e interessadas com o desenvolvimento da cidade”, disse orgulhoso.

Sem esconder a emoção, Dr Euro (PP) disse que lembrou do seu início na vida pública ao ver os jovens na tribuna. Com a experiência de quem trabalha no quarto mandato, Euro lembrou que “comecei com vergonha de falar em público, quando fazia algum projeto que alguém dava contra ficava nervoso. Aqui aprendi a ter limite, aqui você é escutado, você é ouvido”, valorizou.

Milton Martins (PSC) também lembrou sua trajetória desde o ensino fundamental e disse que uma das maiores dificuldades é aproximar a política da juventude. O vereador garantiu que faz política com amor e carinho e torce para que “daqui saiam grandes homens, grandes mulheres e grandes políticos em um futuro próximo”.

Educador, Renato Gomes (PV) aproveitou a oportunidade para parabenizar as escolas “que acreditaram nesse projeto e se empenharam para apresentar os alunos de vocês para estarem junto conosco aqui na Câmara”. O parlamentar também desejou sucesso aos agora ex-vereadores jovens.

Representando a comissão organizadora do PJ na Câmara, a procuradora Maria Inês Lana falou dos desafios de tirarem os jovens da “zona de conforto” para participarem do PJ. “A maior alegria é poder ter conseguido aproximar os jovens do Poder Legislativo e saberem que não é fácil para o vereador legislar. Ele depende muito do chefe do Poder Executivo. Tenho certeza que vocês vão fazer valer, muito ainda, o lema do PJ que é novas ideias para um futuro melhor”.

Ascom Câmara Municipal de Sete Lagoas

Postado originalmente por: Portal Sete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar