SMS realiza mutirões de limpeza em combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas (MG) por meio da Secretaria de Saúde, esta realizando mutirões de limpezas em combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

O objetivo é deixar claro para a população a importância de realizar a limpeza nos quintais e áreas comprometidas com materiais inservíveis que podem se transformar em criadouros para o mosquito. As ações de mobilização ocorrerão em áreas prioritárias e, além dos mutirões, contam com divulgações das ações porta a porta, visita aos domicílios para procedimentos educativos e de sensibilização para recolhimento de inservíveis e eliminação de criadouros.

As ações são uma parceria da Secretaria de Saúde com o 4º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAE) Combate ao Pernilongo, com o SAAE, com a VINA, com a Codesel e com as Secretarias do Meio Ambiente, de Educação, de Obras Públicas e Assistência Social.

De acordo com a superintendente de Vigilância Epidemiológica Sueli Barbosa dos Santos Lacerda, houve uma redução no LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti) realizado em Outubro, quando comparado aos níveis medidos no primeiro e segundo ciclos de 2017.

O LIRAa, realizado entre os dias 16 e 20 de Outubro, apontou um índice de 1,2% de infestação do mosquito Aedes Aegypti, apenas 0,2% pontos percentuais acima do aceitável preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. Isso coloca a cidade em situação de médio risco.

Os bairros onde foram encontrados índices mais relevantes foram: Alex Paiva, Dante Lanza, Santa Rita de Cássia, Glória, Recanto da Serra, Santa Rosa, Portal da Serra, Luxemburgo, CDI, Cedro Cachoeira, Jardim Arizona, Brejinho, Chácara do Paiva, Industrial e Aeroporto Industrial.

Agentes da dengue recolhendo entulhos em lote vago
Agentes da dengue recolhendo entulhos em lote vago

Os criadouros predominantes encontrados foram os de armazenamento de água (tambores, tonéis, tanques), os depósitos fixos (como calhas, caixas de passagem e ralos), e os móveis (bebedouros de animais e vasos de plantas).

A Secretaria de Saúde de Sete Lagoas faz um alerta a toda população para que, pelo menos uma vez por semana, dedique 10 minutos para vistoriar os imóveis.

Os mutirões já foram realizados nos bairros Kwait, Luxemburgo, Interlagos II, Cidade Nova, Ondina Vasconcelos, Indústrias I, Anchieta, Centenário, Progresso Alvorada, Manoa e São Francisco. Veja, a seguir, o calendário dos trabalhos em outras regiões da cidade para os próximos dias:

CALENDÁRIO DE MUTIRÕES 

Áreas Prioritárias Data
Padre Teodoro 21/11/2017
Novo Horizonte

Catarina

23/11/2017
Vila Brasil

São João

Vapabuçu

27/11/2017
Orozimbo Macedo

Jardim dos Pequis

Verde Vale

28/11/2017
Jardim Arizona (Ruas: Nações Unidas, Cachoeira da Prata, Lucas Rodrigo R. Oliveira, Boulevard Santa Luzia) 30/11/2017
Santa Luzia

Santa Rita

01/12/2017
Ouro Branco 04/12/2017
Aeroporto

Esperança

Funcionários

São João

05/12/2017
Planalto

JK

Portal da Serra

06/12/2017
Montreal

Canada

Monte Carlo

CDI

Emília

07/12/2017

 —

Letícia Souza
Estagiária de Comunicação
Secretaria de Saúde de Sete Lagoas

Postado originalmente por: Portal Sete

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: