Tempo Esportivo, 17 de Janeiro de 2020

Campeonatos Estaduais em pauta

Estamos nos aproximando do início da temporada de 2020 no futebol brasileiro. Ainda em meio a definições dos principais clubes sobre contratações de atletas, as competições já batem à porta e a primeira delas sustenta a essência do nosso futebol: Os estaduais.

Algumas equipes podem ser consideradas favoritas para os estaduais antes mesmo de a bola rolar: Flamengo no Rio de Janeiro, Palmeiras em São Paulo, Fortaleza no Ceará, Bahia na Bahia, Sport em Pernambuco e Grêmio no Rio Grande do Sul são alguns dos prováveis favoritos para as conquistas dos Campeonatos Estaduais.

Aqui em Minas Gerais, o Atlético, mesmo com a tal austeridade financeira imposta pela diretoria, surge como favorito à conquista do Campeonato Mineiro. De toda forma, mesmo com os intermináveis problemas financeiros e administrativos, o Cruzeiro tenta manter a hegemonia das duas últimas temporadas e quer emplacar um tricampeonato, algo que ocorreu pela última vez nos anos 1970.

Com a chegada de Rafael Dudamel no comando técnico da equipe, o time atleticano espera fazer uma temporada um pouco melhor. O próprio presidente Sérgio Sette Câmara precisa dar uma resposta ao torcedor, frustrado pelos resultados ruins em 2018 e 2019. À base de parcerias, alguns nomes promissores estão chegando ao elenco, porém, pensando em termos de competitividade e briga direta por títulos, ainda não são suficientes. É aguardar e ver o que acontece daqui pra frente.

Nesta temporada, mais do que conquistar um título, para o torcedor cruzeirense o que vale é a volta à elite do futebol brasileiro. Após o pior ano de sua história, as consequências do rebaixamento para a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro ainda estão muito vivas, e continuam a causar problemas. Além da enorme crise financeira vivida pela instituição, a montagem de um elenco competitivo, dentro das possibilidades do clube, neste momento, parece não ter data de início. Mesmo assim, o peso da camisa da Raposa não merece ser esquecido em nenhum momento. Tudo pode acontecer!

Outra equipe que pode roubar a cena nesta edição do Campeonato é o América. Um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro em termos de categorias de base, o Coelho pode se aproveitar do momento caótico vivido pelo Cruzeiro e da falta de ambição da diretoria do Atlético para surpreender e encerrar um jejum de 3 anos sem vencer o campeonato estadual.

Os mais novos integrantes da elite do futebol mineiro são o Coimbra (campeão do módulo 2) e o Uberlândia (vice-campeão). Enquanto o Uberlândia é um dos clubes mais tradicionais do futebol mineiro, e se recupera após momento de crise na temporada passada, o Coimbra atravessa excelente fase, e o acesso para a 1ª divisão do Campeonato Mineiro é tratado como o grande sinônimo de sucesso do planejamento do clube que tem o Banco BMG como principal patrocinador.

Por Álvaro Vilaça

Postado originalmente por: Portal Sete

Pesquisar