União entre artesanato e design expande produção alagoana para o Brasil

Programas de incentivo ao setor e ao turismo cultural no estado colaboram para uma maior visibilidade dos artistas

A junção entre o artesanato e o design ressignificou a produção artesanal alagoana, tão valorizada no estado de Alagoas. As peças feitas à mão e com a ajuda de ferramentas especializadas agora ganham um novo destino: a cidade de São Paulo. Desde o dia 17 de agosto, os artistas podem exibir suas obras na  8ª Semana de Design.

Durante mais de um mês, será possível demonstrar a importância que os conceitos arquitetônicos e de design possuem em um trabalho manual. Até o dia 25 de setembro, os artesãos exibirão um acervo de tronos e cadeiras em homenagem ao mestre Fernando Rodrigues, da Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar. A iniciativa faz parte do programa Alagoas Feita à Mão, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Além da 8ª semana de Design, os alagoanos também levaram outros trabalhos manuais no mês de agosto para a cidade de São Paulo, com o objetivo de divulgar e disseminar a produção artesanal do estado. Entre os dias 17 e 21 de agosto foi realizada, na Boompdesign, no Lounge Bienal do Parque Ibirapuera, a exposição ‘Vento Nordeste Alagoas’. A proposta foi garantir experiências sensoriais aos visitantes com peças de rendas, bordados, e cestarias alagoanas.

Atualmente, a orla de Maceió conta com uma rota de intervenção urbana com quatro obras artesanais denominada de “Circuito Alagoas Feita à Mão”, idealizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), com o objetivo de dar visibilidade ao artesanato local e incentiva o turismo cultural em Alagoas.

“O Circuito é muito bacana para o turismo de experiência e, principalmente, para o nosso artesanato. É importante ressaltar que não são apenas esses quatro mestres que estarão imortalizados e referenciados no principal ativo turístico de Alagoas, que é a orla de Maceió, mas todos os 12 mil artesãos alagoanos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que carregam, de forma belíssima, o nome de Alagoas Brasil afora”, pontuou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

Carolina Glogovchan 
Assessoria de Imprensa e Link Building

Postado originalmente por: Portal Sete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar