Vereadores jovens elegem nova presidente e se conscientizam sobre suicídio

O primeiro vice-presidente do Parlamento Jovem (PJ), Nicolas Leal, foi o responsável por conduzir a Reunião Ordinária realizada nessa quarta-feira (25) até que nova eleição para a presidência fosse realizada. A pedido da escola Cândido Azeredo a ex-presidente do PJ, Ana Luiza Almeida, deixou o projeto para a indicação de Emanuele Marinho de Almeida que foi empossada pelo presidente do Legislativo, Cláudio Caramelo (PRB).

Depois de feito o juramento e empossada a nova vereadora, Nicolas abriu inscrições para a composição de chapas para concorrerem à presidência. Uma única inscrição foi anunciada e Suzana Gonçalves Oliveira foi eleita para o cargo maior da segunda legislatura do PJ. Já na posição central da Mesa Diretora a vereadora Suzana conduziu os trabalhos que contou com a participação da psicóloga Ana Rute que falou sobre o suicídio para os legisladores.

A especialista explicou sobre a campanha setembro amarelo que combate e conscientiza sobre o suicídio e que foi iniciada em 2015 pelo Centro Viva Vida (CVV), conselho de medicina e associação de psiquiatria. O mês de setembro foi escolhido porque o dia 10 de setembro é o dia de conscientização contra o suicídio.

Ana Rute comentou que causas múltiplas levam as pessoas ao extremo de tirar a própria vida, mas afirmou que “não é uma saída possível”. É preciso conscientizar e falar sobre o tema porque “as pessoas não querem morrer, querem acabar com a dor. Mas não é a solução dos problemas. É preciso dizer que existe uma saída”, completou.

Uma triste estatística revela que 32 pessoas se matam no Brasil todos os dias. São 11 mil pessoas que tiram a própria vida por ano. O suicídio já é quarta maior causa de morte no país perdendo apenas para o câncer, o trânsito e a violência. No mundo é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos de idade, perde apenas para acidentes de trânsito.

O silêncio contribui para aumentar esse número. “Por esse motivo as pessoas precisam falar, precisam ser ouvidas para que saibam que existe outra saída”. Foi apresentado um vídeo de campanha que tem como tema falar pode mudar tudo. “Setembro amarelo não é só no mês de setembro, é preciso de conscientização o ano todo”, pediu a psicóloga.

Na pauta de votações os vereadores jovens aprovaram 18 pedidos de providências e duas moções. O PJ se reúne sempre na última quarta-feira de cada mês, às 18h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 46.2.

 Ascom/Câmara Municipal

Postado originalmente por: Portal Sete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar