Xixi de foliões do Carnaval de BH vai ser aproveitado como fertilizante

Belo Horizonte vai unir ciência e folia no Carnaval  2019 com um projeto que vai aproveitar o xixi dos foliões como fertilizante no cultivo de plantas no Jardim Botânico da capital.

A pesquisa é desenvolvida há dois no departamento de química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e os estudos resultaram num produto capaz de absorver o micronutriente fósforo, disponível no formato de fosfato presente na urina e transformá-lo em adubo e a expectativa é que sejam produzidos 50 kg de fertilizantes.

Segundo a Belotur, são esperados 4,6 milhões de foliões no Carnaval de BH, público 20% maior do que o registrado no ano passado. O número ultrapassa a população das quatro maiores cidades de Minas juntas: BH (2,5 milhões), Uberlândia (683 mil), Contagem (659 mil) e Juiz de Fora (564 mil). A quantidade de sanitários químicos passou de 14 mil para 15 mil, 7% a mais.

No ano passado, essa tecnologia foi testada pela primeira vez aqui na capital e os resultados ficaram só no laboratório. Mas, para este ano, o projeto contará com 100 diárias de banheiros químicos em pontos estratégicos na avenida Brasil, na Região Centro-Sul e na Praça Sete, no Centro da Capital.

Projeto P4Tree

A ação será feita a partir da instalação de sachês de 200g do material P4Tree nos banheiros químicos identificados. Em contato com o xixi, o coletor irá filtrar e separar o fósforo do restante dos elementos presentes no reservatório. Para que não se tenha perda do material, as cabines do projeto ficarão em locais fixos, diferente do ano passado. Os sachês serão instalados cerca de uma hora antes do horário de início da programação de cada dia. Ao final de cada noite, será retirado o material. Na quarta-feira de cinzas, as amostras serão levadas para o laboratório de Química da UFMG, onde passarão por um processo de desinfecção.

*Com Hoje em Dia

 

Postado originalmente por: Portal Sete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar