Outubro Rosa continua com várias ações durante a semana

A saúde da mulher segue em destaque nas unidades de saúde do Município. Depois de movimentar a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Canaã II, III e IV na última sexta-feira (5), a campanha Outubro Rosa continua com diversas atividades gratuitas com foco na prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Hoje (8), o destino é a UBS Custódio Pereira, que recebe várias ações das 9h às 11h.

Entre as atividades difundidas na unidade, destaque para rodas de conversa sobre saúde da mulher, aula de dança e café da manhã saudável.  Além disso, quem passar pelo local ainda poderá participar de um mutirão de coleta de citologia e agendar exames de mamografia, conforme a faixa etária. As atividades permanecem intensificadas até o dia 26 de outubro no local.

Nesta terça-feira (9), a partir das 13h30, será a vez da UBSF Morumbi II receber as atividades, incluindo uma palestra sobre direito das mulheres e dinâmicas referentes ao autocuidado, bate-papo sobre hábitos alimentares saudáveis, além de ações conjuntas com oferecimento gratuito de cortes de cabelo e design de sobrancelhas.

No mesmo dia, a UBSF Jardim Brasília II também entrará na rota da campanha, com rodas de conversa sobre prevenção ao câncer de mama e colo de útero e auriculoterapia, a partir das 7h30. Na quinta-feira (11), também um bate-papo com ginecologistas, às 13h30. Na sexta-feira (10), a partir das 13h, a UBSF Dom Almir encerra a programação da semana, com um informações sobre “Os Desafios do Climatério”.

Promoção da saúde da mulher

Previstas até o fim deste mês, todas as ações da campanha Outubro Rosa são acompanhadas por médicos, nutricionistas, assistente sociais, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros e outros profissionais. “São momentos de conscientização para alertar sobre o câncer de mama e de colo de útero, com foco na prevenção e promoção da saúde da mulher. Quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de cura. Por isso, convidamos a população a procurar a unidade mais próxima, não somente nesta data, mas sempre”, disse a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly Oliveira.

Prevenção

Comum entre mulheres acima de 40 anos, o câncer de mama é a doença que mais mata entre o gênero feminino no mundo. Intensificado em Uberlândia este mês, o cuidado preventivo acontece permanentemente na rede, o que permitiu o aumento registrado pelo Município de 32% nos exames de mamografia entre os anos de 2016 e 2017. Apenas de janeiro a outubro deste ano, foram mais de 28 mil procedimentos realizados.

“A principal importância dessas ações é trazer a população para dentro da unidade. Eventos como esses fazem a comunidade se sentir ainda mais acolhida e cuidada. Precisamos conscientizar que o estilo de vida saudável, aliado aos exames preventivos, é fundamental para manter essa qualidade de vida. É preciso prestar mais atenção a si mesmo, ir até a unidade, tudo isso contribui”, ressaltou o médico da família, Welton Rodrigues Ferreira.

Para conferir a programação completa da campanha Outubro Rosa em Uberlândia, clique aqui.

Prefeitura de Uberlândia

Postado originalmente por: Rádio América – Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: