Secretaria de Saúde reforça necessidade de cuidados durante o inverno

Desde a última segunda-feira (25), a vacinação gratuita contra a Influenza segue prorrogada para grupos prioritários na rede municipal de saúde em Uberlândia. A imunização é a forma mais segura para se prevenir das infecções causadas pelo vírus, principalmente no inverno, estação que exige cuidados. Além da dose, outras medidas simples podem ser suficientes para a qualidade de vida na época mais fria do ano.

Independente da idade, a queda das temperaturas, da umidade relativa do ar e o clima seco requerem cuidados especiais para toda a família. Desde a primeira refeição do dia até hábitos simples antes de dormir, cada detalhe dentro de casa deve ser lembrado na hora de buscar uma rotina ainda mais saudável. O médico da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelo Sinicio destaca alguns deles.

Medicina preventiva

Um dos pontos chaves para se proteger da contaminação de vírus, segundo o especialista, é a etiqueta da tosse, termo utilizado para fortalecer a medicina preventiva. “É uma expressão utilizada para que tenhamos cuidado com a higiene no momento de tossir ou espirrar. Isso porque, ao fazermos isso, as gotículas podem se espalhar por todo o ambiente e contaminar outras pessoas. Ter esse cuidado é imprescindível, utilizando lenço de papel, álcool, lavando as mãos com freqüência, ou tapando a boca com o antebraço e não com as mãos, por exemplo”, afirmou.

Cuidados com doenças respiratórias

Um ambiente arejado, com exposição ao sol e limpo, também é ideal para evitar a proliferação de vírus, principalmente para quem sofre de problemas respiratórios. “Aqueles que ficam muito tempo em lugares fechados acabam expostos à poeira, mofo e demais poluentes que favorecem alergias, asma e rinite. A higiene do ambiente também é importante, com a utilização de panos úmidos, e evitar locais aglomerados, uma vez que muitos vírus são transmitidos pelo contato direto entre as pessoas, como pneumonia e meningite. São cuidados que temos que ter o ano todo e, no inverno, não é diferente”, completou.

Rotina balanceada

O médico ainda ressalta que, para qualquer pessoa, uma boa hidratação e uma alimentação balanceada são fundamentais para se proteger durante esta estação. “Uma nutrição adequada, rica em vegetais, frutas, legumes, sucos naturais, aliada a muita água, também previnem doenças e ajudam a manter a qualidade de vida. Nosso organismo é composto por dois terços de líquido e é importante se hidratar mesmo quando não se sente sede”, salientou.

Vacinação contra a influenza

Desde a última segunda-feira, crianças de seis meses até nove anos e pessoas acima de 50 anos podem se imunizar contra o vírus Influenza na rede pública, além dos grupos prioritários (clique aqui para saber mais). A imunização acontece enquanto durar o estoque de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Iniciada no dia 23 de abril, a vacinação é trivalente e protege muito mais que um simples resfriado, como ressalta a coordenadora do Programa de Imunização, Claubia Oliveira.

“São três tipos de vírus (influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B) que normalmente evoluem para alguma complicação mais séria. Se esse público é prioritário, tem um motivo para ser. São 70 salas de vacinas, que estão acessíveis a estas pessoas”, reforçou. Até esta quarta-feira (20), 140.800 doses foram aplicadas, equivalente a 86% da cobertura vacinal.

Confira dicas básicas para manter a saúde em dia saúde no inverno:

– Hidratação: manter o hábito de beber água, sucos e até sopas (aproveitando o clima da estação) faz toda a diferença.
– Ar puro: manter sempre os ambientes arejados. Locais fechados contribuem para a proliferação de vírus e bactérias.
– Higiene ambiental: não adianta utilizar umidificadores, bacias de água ou outros recursos na tentativa de aumentar a umidade do ar se o ambiente não estiver  limpo.
– Uso de filtro solar: engana quem pensa que filtro solar é apenas para o verão. Faça chuva ou sol, é fundamental se proteger dos raios solares que podem prejudicar a pele. 
– Alimentação adequada: nutrição balanceada, rica em produtos que contenham vitamina C, como laranjas e brócolis, é fundamental para fortalecer o sistema imunológico.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

Postado originalmente por: Rádio América – Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: