Aos poucos, pontos de descarte irregular de lixo se transformam em jardins comunitários em Caratinga

Infelizmente a população de Caratinga ainda tem muito a aprender quando se trata da destinação adequada do lixo. O recolhimento pelos caminhões da prefeitura e a varrição não garantem uma cidade limpa, se no dia a dia os cidadãos não jogarem o lixo nas lixeiras e não respeitarem horários e pontos de coleta. Por toda a cidade, árvores, calçadas e terrenos baldios são usados como depósito. O lixo se acumula, se espalha. Proliferam animais, insetos e mau cheiro.

Uma iniciativa tímida de moradores de bairro pode amenizar o problema. Por que não transformar os pontos de depósito irregular de lixo em pequenos jardins? A área gramada, florida e, principalmente, cuidada pelos vizinhos, pode ser uma alternativa para inibir o descarte de lixo. Acreditando nesta ideia, a secretaria de Meio Ambiente decidiu incentivar o movimento para que ele se multiplique em diversos locais de forma organizada. O projeto com a participação da prefeitura começou no bairro Santa Zita e está sendo coordenado pela diretora de Educação Ambiental Aline Oliveira.

Arquiteta da prefeitura Suelen, diretora de Educação Ambiental Aline e monitor do TG Da Silva

O Tiro de Guerra está colaborando na conscientização dos moradores no entorno do jardim.

O monitor do Tiro de Guerra Da Silva disse que a população tem sido receptiva à proposta.     

O projeto esteve hoje (12) na esquina das ruas Dr. João Valadares e Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Santa Zita. A moradora Ana Maria Marsal Mol integra a Pastoral de Ecologia Integral do Santuário. O sonho dela é ambicioso, ver as ruas de Caratinga sem entulho de lixo.

O projeto segue o cronograma no bairro Santa Zita que irá contemplar as ruas Rita de Cássia Tassar, Juca Procópio e Pedro Faiçal. Segundo a diretora de Educação Ambiental, outros bairros também deverão ser contemplados.

 

Jardim na rua Inspetor Danilo Capela

 

Aline Oliveira explica que as comunidades interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente.

O telefone da secretaria de Meio Ambiente é 3329-8030.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: