Associação de Bom Jesus desiste de assumir hospital de Caratinga

A Associação Mineira de Assistência à Saúde (Aminas), que deveria assumir o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA) de Caratinga, desistiu da proposta feita pela mesa interventora nomeada pelo Governo do Estado. A decisão, inclusive, já foi protocolada na 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caratinga.

A promotora Flávia Patrícia Cupertino Alcântara teria até tentado convencer o presidente da Aminas, Joel Tristão Júnior, a voltar atrás em sua decisão, mas ele teria sido enfático em afirmar que a desistência é em caráter irreversível.

Agora, aguarda-se parecer da médica Flávia Eugênia, de Montes Claros, que também manifestou interesse em assumir o gerenciamento do HNSA. O plano de ação apresentado por ela ficou em segundo lugar na avaliação dos membros do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde.

Como noticiado pelo Jornal da 89, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora completou 100 anos recentemente e há algum tempo vem enfrentando uma grave crise. Já houve greves, paralisações de médicos e funcionários, suspenção de serviços, procedimentos e atendimentos, além do constante crescimento da dívida com fornecedores, colaboradores e prestadores de serviço.

De acordo com diagnóstico feito pelos próprios técnicos da Aminas no início de maio, a dívida o HNSA supera os R$ 35 milhões.

 

Crise na região

A crise da saúde pública que bateu às portas do Auxiliadora há alguns anos também aflige a população de cidades vizinhas. Algumas delas, como as do Vale do Aço, acabam refletindo na região de Caratinga que, em alguns casos, precisa recorrer aos hospitais de Ipatinga e Fabriciano em busca mais estrutura de atendimento.

O Hospital Municipal de Coronel Fabriciano, o antigo São Camilo, está fechado há uma semana. Nosso parceiro da Itatiaia de Fabriciano, repórter Jefferson Rocha, fala sobre como está a situação neste momento.


Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: