Campanha de vacinação contra sarampo segue com baixa cobertura em Caratinga

Após a campanha de vacinação contra a gripe, as unidades básicas de saúde retomaram o atendimento em horário integral para a vacinação de rotina da população. Em Caratinga, a campanha de vacinação contra o sarampo, que tem como público-alvo adultos de 20 a 49 anos, cobriu apenas 3,93% (1.554 vacinados) do público pretendido.

A cobertura vacinal do público menor de 2 anos, no momento, é 79,95% para a dose 1 e 51,71% para dose 2. Este índice também é considerado baixo e por isso a importância dos pais ou responsáveis atenderem ao chamado da campanha.

Caratinga não tem nenhum caso de sarampo notificado ou em investigação no momento, mas o Brasil voltou a notificar doentes depois de anos sem qualquer registro. Para evitar o retorno de surtos de sarampo no país, a vacinação precisa atingir a meta do Ministério da Saúde.

O epidemiologista Fabiano Marques explica quais são os principais sintomas do sarampo.

Além disso, o epidemiologista alerta que a pessoa infectada pode transmitir o vírus ainda assintomática.

O sarampo é uma doença grave e que pode levar a morte.

A melhor forma de prevenção contra a doença é a vacina, por isso, quem ainda não se imunizou, basta ir ao posto de saúde mais próximo, de 7h às 11h e de 13h às 17h. As unidades distribuem senhas por horário para evitar aglomerações.

Lembrando que a campanha de vacinação contra o sarampo segue até 31 de agosto.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

Pesquisar