Caratinga recebe materiais para instalação da unidade descentralizada do SAMU Regional, que será montada na sede dos bombeiros

Como anunciamos no Jornal da 89 dessa terça-feira (21) e no boletim da manhã de hoje (22), Caratinga recebeu materiais para compor a unidade descentralizada do SAMU Regional Leste/Vale do Aço nesta quarta-feira. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, 192, é aguardado no município e em toda a região há anos. Agora, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas, Consurge, prevê o início das atividades para o próximo mês de agosto.

O diretor executivo do Consurge, Narcélio Alves Costas, esteve na manhã de hoje na sede do Corpo de Bombeiros Militar para a entrega dos materiais. A sede dos bombeiros, na avenida Tancredo Neves, será a base do SAMU em Caratinga.


Narcélio Alves disse que o SAMU Regional será coordenado a partir da base montada em Governador Valadares. Se as etapas forem cumpridas conforme planejado, o serviço entra em operação na segunda quinzena de agosto.

O bombeiro militar Tenente Gabriel Halabi destacou que a parceria com o SAMU já acontece em todo o Estado de diferentes formas, além da adotada em Caratinga, com o compartilhamento de uma mesma sede. Tenente Halabi também explicou a diferença da atuação entre bombeiros e SAMU.

 

Vários profissionais da saúde e de outras formações esperam serem chamados para o trabalho desde que foram aprovados no processo seletivo promovido em 2016 pelo consócio Cisvales (Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales). De acordo com o diretor executivo do Consurge, Narcélio Alves, o resultado do processo será respeitado, apesar de não ter sido homologado. O contrato de trabalho valerá por um ano até a realização de concurso público.

Os profissionais serão contatados por telefone e e-mails, além dos canais de contato com o próprio consórcio que podem ser acessados pelos interessados.

Apenas Caratinga e Piedade de Caratinga aderiram ao SAMU, até o momento. Os demais municípios da microrregião precisam formalizar a adesão caso queiram ser atendidos pelo serviço.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

Pesquisar